A fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) está organizando quatro jornadas de oração pela paz e pela unidade no Peru, de 2 de fevereiro a 9 de março, por causa da violência política no país.

Os protestos de grupos radicais de esquerda em várias regiões do país começaram depois da tentativa de autogolpe do ex-presidente Pedro Castillo, 7 de dezembro último.

Há mais de 60 mortos nas manifestações que envolveram bloqueios de estradas, tentativas de tomada de aeroportos e da Universidade Nacional de São Marcos, ataques a delegacias de polícia e prédios do governo.

A violência aumentou nos últimos dias, principalmente durante a marcha chamada “tomada de Lima”, que em 19 de janeiro mobilizou milhares de manifestantes.

Os manifestantes exigem o fechamento do Congresso, a renúncia da presidente Dina Boluarte, a convocação de novas eleições e uma Assembleia Constituinte para mudar a atual Constituição, de 1993.

"Como o Peru é um país onde a ACN apoia centenas de projetos para ajudar nas zonas de missão e pobreza, e seguindo a sua missão de ajudar a Igreja que sofre, a fundação pontifícia convida todos os peruanos a participar nesta jornada", diz uma nota de imprensa.

O objetivo das jornadas é rezar “pela unidade e pela paz nesta terra abençoada com grandes santos como santa Rosa de Lima e são Martinho de Lima”, diz a nota.

Em quatro paróquias de Lima, capital do Peru, haverá missa, oração do terço e adoração ao Santíssimo Sacramento.

"ACN também convida todos os peruanos expatriados a se unirem em oração pela unidade e paz em seu país", diz a nota.

Confira também: