“Como toda a Igreja, afirmo que o posicionamento da diocese de Dourados seja única e exclusivamente a propagação do evangelho”, disse o bispo de Dourados (MS), dom Henrique Aparecido de Lima em nota de esclarecimento.

Dom Henrique se referia à fala do padre Leão Pedro K. de Lima na missa do domingo (22), na catedral Nossa Senhora da Conceição, em Dourados (MS). O vigário paroquial, disse que rezava “com uma certa apreensão” em seu “coração, pelas pessoas que estão detidas” em Brasília, desde o dia 8 de janeiro, depois que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), invadiram e vandalizaram as sedes dos três poderes, o Palácio do Planalto, sede do poder executivo, o Congresso, e a sede do Supremo Tribunal Federal.

“Todos que cometeram atrocidades de vandalismo devem pagar, é crime depredar patrimônio público. Mas, nem todos que foram presos têm culpa, é uma injustiça”, declarou o padre no início da celebração.

Em seguida, o padre fez uma prece: “E coloco realmente, que tudo aquilo que for diabólico no nosso país, na nossa nação, que caia por terra, em nome de Jesus. O diabo pensa ser vencedor, mas não é não! Quem é o vencedor é Jesus, na cruz”.

O promotor de justiça João Linhares Júnior, que estava na missa, fez uma reclamação por escrito ao bispo.

“Não entendo o motivo de abordar política partidária dentro da igreja, fomentar, mormente neste momento tão polarizado, ainda mais cizânia entre os cidadãos, questionar a confiabilidade, a lisura e a transparência das eleições, o papel do sistema de Justiça, mormente do Supremo Tribunal Federal”, escreveu o promotor ao bispo de Dourados.

Depois da queixa, o bispo emitiu a nota de esclarecimento no dia 27 de janeiro.

Na nota, dom Henrique convida os católicos a entrar “em espírito e atitude de oração”, para discernirem a condução do “Espírito Santo de Deus” em suas vidas.

“Quando a igreja se coloca unida e em oração, com certeza Deus nos ilumina e nos traz a graça do discernimento. Continuemos em oração para que a Luz de Deus continue a brilhar em nosso meio e seguirmos como Igreja viva no meio do mundo e sinal profético de Cristo Jesus. Desta forma, a igreja que tem como propósito o acolhimento e a unidade de todos os filhos e filhas de Deus sem acepção de pessoas”, disse dom Henrique Aparecido.

 

Confira também: