A EWTN Global Catholic Network anunciou uma reestruturação organizacional de suas plataformas impressas e digitais nos EUA com o realinhamento de seus dois serviços de notícias com sede nos EUA, National Catholic Register e a Catholic News Agency (CNA), sob uma única liderança executiva. O presidente e CEO da EWTN, Michael P. Warsaw, indicou Jeanette De Melo, que foi por muito tempo editora-chefe do Register e é a atual diretora-executiva do jornal, como diretora-executiva do Register e da CNA.

 

Warsaw também indicou Kelsey Wicks ao posto de diretora-executiva do grupo ACI, parte da EWTN News composta por uma rede internacional de agências de mídia que cobrem notícias católicas globais em sete línguas (espanhol, italiano, alemão, português, francês, inglês e árabe). Wicks assume o cargo após servir como gerente de operações do grupo ACI e como diretora-executiva interina da Catholic News Agency pelos últimos seis meses. Alejandro Bermúdez, diretor-executivo da CNA e do grupo ACI por muito tempo, deixou a organização no último dia 31 de dezembro.

 

A nova estrutura foi projetada para aprimorar a cobertura doméstica e internacional da EWTN News. Cada plataforma vai continuar a ter seus próprios editores-chefe e cada uma irá manter sua identidade distinta e área de atuação dentro da EWTN News.

 

“Estou confiante de que essa nova estrutura será uma oportunidade de fortalecer nossas equipes de notícias, nossa cobertura e nosso alcance, bem como permitir um melhor compartilhamento de recursos entre plataformas. Ao melhorar a eficiência de nossas operações, seremos capazes de focar mais em nossa missão editorial nos EUA e ao redor do mundo”, diz Warsaw.

 

O grupo ACI, adquirido pela EWTN em 2014, expandiu o alcance da EWTN como líder internacional em notícias católicas. Com escritórios ao redor do mundo - ACI Prensa em Lima (Peru); ACI Digital em São Paulo (Brasil); CNA Deutsch em Munique (Alemanha); ACI Stampa em Roma (Itália); ACI Africa em Nairóbi (Quênia) e ACI Mena em Erbil (Iraque) - as agências de notícias focam em cobrir notícias locais, continentais e internacionais através de uma perspectiva católica.

 

“Da América Latina ao Oriente Médio e Norte da África, essas agências, compostas por católicos locais que falam e escrevem na língua das regiões, apresentam notícias que interessam às pessoas mais próximas a elas. Além disso, o fluxo de notícias provenientes de outras agências em todo o mundo ajuda a manter o público local em sintonia com o que está acontecendo internacionalmente, permitindo-lhes ler e orar pelos eventos e histórias mais importantes em outras partes do mundo”, diz Wicks.

 

“Temos uma Igreja verdadeiramente global e nosso trabalho é global. Sou grata por esta oportunidade de liderar nossa equipe de editores e jornalistas dedicados que conectam tantas pessoas diferentes entre si por meio de notícias da Igreja, testemunhos cristãos e defesa da fé”, acrescenta Wicks.

 

Formada pela Universidade de Notre Dame e pelo Augustine Institute, Wicks trabalhou como assistente legislativa em questões relacionadas a imigrantes e refugiados para a Conferência de Bispos dos EUA (USCCB) antes de recusar uma bolsa de estudos pela Notre Dame Law School e se juntar às Irmãs Dominicanas de Santa Cecília. Pouco após discernir sair do convento, ela começou sua carreira na mídia e ajudou a EWTN News a expandir o grupo ACI ao participar da fundação e do lançamento da ACI MENA, agência de notícias católica em árabe para o Oriente Médio e o Norte da África.

 

Como parte dessa reorganização, Warsaw anunciou que Shannon Mullen, veterano de mais de 30 anos no jornalismo e editor-chefe da Catholic News Agency desde julho de 2021, foi selecionado para atuar como editor-chefe do National Catholic Register. O jornal, fundado por Matthew Smith em Denver em 1927, foi adquirido pela EWTN em 2011. Além da edição impressa quinzenal, o Register produz notícias diárias em NCRegister.com. O Register ganhou o prêmio de Jornal do Ano da Catholic Press Association em 2022.

 

“Nos últimos 18 meses, Shannon mostrou paixão pela excelência jornalística, compromisso de servir à Igreja e profunda dedicação a sua equipe na CNA. Sua transição para o Register explora seus pontos fortes criativos e capitaliza sua longa experiência na indústria jornalística”, diz De Melo.

 

Mais em

Antes de vir para a CNA, Mullen foi redator, repórter investigativo e editor do Asbury Park Press, um jornal da Gannett Co., em Nova Jersey, no qual foi membro de uma equipe de reportagem que foi finalista do Prêmio Pulitzer.

 

De Melo, por sua vez, está envolvida na mídia católica há mais de 20 anos, primeiro como diretora de comunicações diocesana e gerente geral e, mais recentemente, à frente do Register por mais de dez anos. Em seu novo papel como diretora executiva do Register e da CNA, o foco será garantir a qualidade do jornalismo, a fidelidade à reportagem de uma lente distintamente católica, bem como atrair novos públicos para o jornal e para os sites.

 

“Há vários anos, o Register depende da CNA para sua cobertura do Vaticano e notícias diárias de última hora. Unir-se sob o mesmo guarda-chuva para criar estratégias e compartilhar recursos só aumentará nossa pegada de cobertura e nossa eficácia em atender nosso público. Conto com uma maior colaboração entre as equipes da CNA e do Register. E também sei que através da parceria com o grupo ACI poderemos ampliar nosso trabalho para levar ainda mais notícias da Igreja universal aos nossos leitores nos EUA”, disse De Melo.

 

A busca por um editor-chefe para a Catholic News Agency está em andamento.

 

A EWTN também anunciou recentemente a nomeação de Montse Alvarado como presidente e diretora de operações da EWTN News. Alvarado irá assumir o cargo em 6 de março.

 

SOBRE A EWTN E A EWTN NEWS

 

Ativa há 42 anos, a EWTN é a maior organização de mídia católica do mundo. Os 11 canais globais de TV da EWTN e vários canais regionais são transmitidos em vários idiomas 24 horas por dia, sete dias por semana, para mais de 400 milhões de domicílios com televisão em mais de 160 países e territórios. As plataformas EWTN também incluem serviços de rádio transmitidos por SIRIUS/XM, iHeart Radio e mais de 600 afiliadas de rádio AM e FM domésticas e internacionais; um serviço mundial de rádio de ondas curtas; um dos sites católicos mais visitados nos Estados Unidos; bem como a EWTN Publishing, sua divisão de publicação de livros.

 

Com sede em Washington, D.C., a EWTN News opera vários serviços globais de notícias, incluindo a Catholic News Agency, o jornal e plataforma digital “The National Catholic Register”, a ACI Prensa em espanhol, a ACI Digital em português, a ACI Stampa em italiano, a ACI Africa em inglês, francês e português, a ACI MENA em árabe, a CNA Deutsch em alemão e o ChurchPop, plataforma digital que cria conteúdo em vários idiomas. Também produz vários programas de notícias de televisão, como EWTN News Nightly, EWTN News In Depth, EWTN Pro-Life Weekly, The World Over entre outros.

Confira também: