O papa Francisco iniciou hoje (31) sua viagem apostólica à África, onde visitará a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.

O avião que transporta o papa decolou do Aeroporto Internacional Fiumicino de Roma às 8h29 (hora local), com cerca de 20 minutos de atraso, e segue para a capital da República Democrática do Congo, Kinshasa.

O voo é da companhia ITA Airways e estima-se que dure quase sete horas nas quais percorrerá 5.420 km. Durante o percurso, sobrevoará Itália, Tunísia, Argélia, Níger, Chade, República Centro-Africana, Camarões, República do Congo, até chegar à República Democrática do Congo.

Francisco será o segundo papa a visitar a República Democrática do Congo. São João Paulo II visitou este país em 1980 e 1985, quando era conhecido como Zaire.

Encontro na Casa Santa Marta

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que, antes de se dirigir ao aeroporto, o papa Francisco se encontrou na Casa Santa Marta com uma dezena de migrantes e refugiados da República Democrática do Congo e do Sudão do Sul, acompanhados pelo prefeito do Dicastério para a Caridade, cardeal Konrad Krajewski.

Essas pessoas, junto com suas famílias, recebem apoio do Serviço Jesuíta para Refugiados (JRS) na Itália, o Centro Astalli.

Agenda da viagem

O papa Francisco permanecerá na África de 31 de janeiro a 5 de fevereiro.

Hoje à tarde, o papa fará uma visita de cortesia ao presidente da República Democrática do Congo e depois se reunirá com as autoridades civis e o Corpo Diplomático no jardim do Palácio da Nação.

Amanhã (1), o papa celebrará uma missa pela manhã no Aeroporto de Ndolo, à tarde se encontrará com as vítimas do leste do país na Nunciatura Apostólica e terá um encontro com representantes de algumas obras de caridade.

Na quinta-feira (2), Francisco participará de um encontro matinal com jovens e catequistas no Estádio dos Mártires e à tarde se encontrará com bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas na catedral de Nossa Senhora do Congo.

Na sexta-feira (3), o papa viajará para Juba, capital do Sudão do Sul, onde se encontrará com as autoridades civis e o Corpo Diplomático no jardim do Palácio Presidencial.

No sábado (4), o papa se reunirá pela manhã com bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas na catedral de Santa Teresa de Juba. À tarde, participará de um encontro com os deslocados internos e depois fará uma oração ecumênica no mausoléu de John Garang.

No domingo (5), Francisco celebrará uma missa em Juba e depois participará de uma cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Juba.

A chegada do papa Francisco a Roma está prevista para as 17h30 (hora local) no Aeroporto Internacional Fiumicino.

Viagem adiada

Em 2022, o papa visitaria as cidades de Kinshasa e Goma, na República Democrática do Congo de 2 a 5 de julho e Juba, capital do Sudão do Sul, de 5 a 7 de julho.

No entanto, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, informou em 10 de junho que o papa teve que "adiar" a viagem à África "aceitando o pedido dos médicos e para não comprometer os resultados das terapias no joelho ainda em andamento”.

O papa Francisco pediu desculpas pelo adiamento. “Eu realmente sinto um grande pesar por ter tido que adiar esta viagem, que eu tanto prezo. Peço desculpas por isto. Rezemos juntos para que, com a ajuda de Deus e dos cuidados médicos, eu possa estar entre vocês o quanto antes. Estamos confiantes”, disse o papa aos fiéis reunidos para o Ângelus em 12 de junho de 2022.

Mais em

Confira também: