Em 26 de janeiro de 1854, são João Bosco, com cerca de 39 anos, deu pela primeira vez o nome de "salesianos" a um pequeno grupo de jovens desejosos de seguir os seus passos.

“Na tarde de 26 de janeiro de 1854, começou ‘oficialmente’ a aventura carismática salesiana”, disse a Agenzia Info Salesiana (ANS), órgão de comunicação jornalística da Sociedade de Francisco de Sales.

“Naquela data, Dom Bosco deu pela primeira vez o nome de 'salesianos' a um pequeno grupo de jovens desejosos de seguir seus passos. O que aconteceu na noite de 26 de janeiro foi escrito por Miguel Rua, em um caderno que hoje se encontra no Museu Casa Dom Bosco”.

Padre Miguel Rua era amigo de Dom Bosco e se tornou reitor-mor da Congregação Salesiana entre 1888 e 1910, sendo o primeiro sucessor do fundador.

Padre Rua escreveu em um caderno: "Na tarde de 26 de janeiro de 1854, nos reunimos no escritório do Sr. Dom Bosco".

Naquele dia, Dom Bosco chamou seus colaboradores mais próximos ao segundo andar da casa, porque queria conversar com eles sobre algo. Esses quatro jovens eram: Miguel Rua, Juan Cagliero, Giuseppe Rocchietti e Giacomo Artiglia.

 “Foi-nos proposto fazer com a ajuda do Senhor e de são Francisco de Sales uma prova de exercício prático da caridade para com o próximo, para depois fazer uma promessa e, depois, se possível e conveniente, fazer um voto ao Senhor", contou o padre Rua.

“Desde aquela noite, foi dado o nome de salesianos a quem se propôs e se proporá tal exercício”, disse.

Quando são João Bosco era diácono, 13 anos antes, já tinha escolhido são Francisco de Sales como modelo a seguir.

São Francisco de Sales, doutor da Igreja Universal, é conhecido como "o santo da amabilidade". Como bispo, defendeu a Igreja Católica com coragem e amabilidade em uma época difícil e violenta de reformas, como a de Calvino.

Ao longo do tempo, o santo inspirou muitas obras e comunidades, como a Pia Sociedade de São Francisco de Sales, fundada por Dom Bosco.