Depois da celebração da Solenidade da Epifaniana Basílica Vaticana o Papa Bento XVI rezou o Ângelus com os milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro exortando-os a abrir a própria existência a Cristo para que ilumine com sua luz a mente e toque com sua graça o coração.

Em suas palavras iniciais o Santo Padre fez notar como “a adoração a Jesus por parte dos Magos foi imediatamente reconhecida como cumprimento das Escrituras proféticas. ‘Caminharão os povos até a tua luz, os reis ao esplendor de teu surgimento… levando ouro e incenso e proclamando as glórias do Senhor’. A luz de Cristo hoje se expande em toda sua dimensão universal”.

Fez também uma menção particular aos amados irmãos e irmãs das Igrejas Orientais que celebram hoje o Santo Natal: a eles dirijo os mais cordiais desejos de paz e de bem no Senhor”.

Seguidamente o Papa lembrou a experiência da Jornada Mundial da Juventude em Colônia afirmando que “representou uma autêntica Epifania. A peregrinação dos jovens, em sua dimensão mais profunda, pode ser vista como um itinerário guiado pela luz de uma estrela, a luz da fé”.

Assim mesmo estendeu o chamado que naquela ocasião fez a mais de um milhão de jovens que chegaram até a cidade alemã a “abrir os vosos corações a Deus, deixai-vos surpreender por Cristo! Abri as portas de vossa liberdade ao seu amor misericordioso! Exponei os vossos gozos e as vossas penas a Cristo, deixando que Ele ilumine com sua luz a vossa mente e toque com sua graça o vosso coração”.

Antes de continuar com a oração Mariana o Papa exortou a que “em toda a Igreja se alente, como em Colônia, a atmosfera de Epifania e de autêntico compromisso missionário suscitado pela manifestação de Cristo, luz do mundo, enviado por Deus Pai para reconciliar e unificar a humanidade com a força do amor”.

“Rezemos –continuou– pela plena unidade de todos os cristãos, para que seu testemunho seja fermento de comunhão para o mundo inteiro”.

Depois da oração do Ângelus, o Papa saudou os diferentes grupos de peregrinos em seus respectivos idiomas.