O arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, representará o papa na beatificação do venerável servo de Deus dom Jacinto Vera em 6 de maio, em Montevidéu, Uruguai. Dom Vera foi o primeiro bispo do Uruguai, nomeado em 1865.

Don Jacinto Vera nasceu em 3 de julho de 1813 em um navio na costa brasileira, quando sua família viajava da Espanha para o Uruguai. Ele foi batizado na catedral de Nossa Senhora do Desterro, na cidade então do mesmo nome que hoje se chama Florianópolis (SC). Por vontade do servo de Deus, sua cátedra foi doada para a igreja onde foi batizado e está até hoje na catedral de Florianópolis.

O papa Francisco reconheceu um milagre concedido pela intercessão de dom Jacinto Vera no ano passado. María del Carmen Artagaveytia Usher, de 14 anos, foi curada de uma infecção agravada após uma cirurgia de apendicite em 1936.

Na época, Rafael Algorta Camusso, tio da garota levou um cartão com uma relíquia do servo de Deus Jacinto Vera e pediu que María del Carmen aplicasse a relíquia na ferida.  E que ela e sua família rezassem com confiança, pedindo a intercessão do servo de Deus. Naquela mesma noite as dores e a febre da menina cessaram.

 

 

Confira também: