“Os jovens estrangeiros dizem mesmo que a experiência mais rica foi a da família que os recebeu. A eles é isso, mas para vocês é uma prova de que se pode ser cristão de outra maneira, com outra cultura, com outro modo de ver as coisas”, disse papa Francisco em mensagem em vídeo às famílias que vão hospedar os jovens na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2023, que acontecerá de 1º a 6 de agosto, em Lisboa, Portugal.

O papa Francisco lembrou às famílias que os jovens estrangeiros vêm de “toda a parte” do mundo e vão “inchar” as casas delas, fazendo com elas sejam maiores. E que em alguns momentos, “estes jovens que vem vão levantar problemas, incômodos e dar trabalho”, mas eles também “vão deixar sementes de outra cultura”, “vão universalizar-vos”.

“Mas vocês fazem isto com o coração grande, não apenas para servir, que já é uma grande coisa, mas também para se abrirem a outros jovens e outras culturas, a um outro modo de ver a vida”, destacou Francisco.

Ao final de sua mensagem, o papa Francisco agradeceu as famílias “pelo que fazem” e recordou mais uma vez: “Vai ser um incômodo para vocês, vai dar trabalho, mas vai ser uma semente do universo, de olhar para o horizonte mais além dos nossos pequenos limites, das nossas pequenas fronteiras, seja geográfica, cultural ou espiritual”.

“Obrigado por esta generosidade de receber os jovens. Que Deus vos abençoe, que a Virgem cuide de vós! E peço-vos que rezem por mim”, declarou o papa.

As inscrições das famílias que vão acolher os peregrinos durante a JMJ 2023 iniciou no final de dezembro de 2022. Segundo o Comitê Organizador Local (COL), cada família vai acolher no mínimo dois peregrinos por casa e não é necessário falar o idioma dos acolhidos.

 

Confira também: