Monsenhor Denilson Geraldo, da congregação Sociedade do Apostolado Católico (SAC), conhecido como padres e irmãos Palotinos, foi nomeado hoje (25) bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).

O sacerdote Palotino será o terceiro bispo auxiliar de Brasília na gestão do arcebispo dom Paulo Cezar Costa.

Monsenhor Denilson contou em carta de saudação ao cardeal Paulo Cezar Costa e ao povo de Brasília que escolheu “como tema episcopal as palavras do Senhor no Sermão da Montanha: ‘Bem-aventurados os que promovem a paz, pois eles serão chamados filhos de Deus’ (Mt 5, 9)”. 

Ao recordar a criação e a história da arquidiocese de Brasília, disse: “Agora, também, farei parte dessa história convosco. Peço, humildemente, as vossas orações e a vossa fraternidade em Cristo, para que minha presença seja sinal de unidade, de caridade e de paz”.

Padre Denilson Geraldo nasceu no dia 31 de maio de 1969, em Cornélio Procópio (PR). Sua ordenação sacerdotal aconteceu em 1997.  

O novo bispo auxiliar de Brasília cursou filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e teologia pelo Studium Theologicum de Curitiba (PR). Em 2002, concluiu o mestrado em Direito Canônico, pela faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo. Em 2009, obteve o doutorado pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Entre 1997 a 1999, esteve na diocese de Presidente Prudente (SP) como vigário e, em seguida, administrador paroquial na paróquia Santa Bibiana, em Martinópolis (SP). De 1999 a 2007, esteve na arquidiocese de São Paulo (SP), onde foi pároco da paróquia São João Batista do Carrão (SP). Entre os anos de 2010 e 2016, foi vigário e administrador paroquial da paróquia Santo Antônio de Lisboa (SP), com uma ação pastoral voltada à capela Regina Mundi.

Atualmente, é professor titular na faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, professor convidado no Instituto de Direito Canônico Santa Catarina e no Instituto de Direito Canônico de Londrina (PR). Além disso, é diretor do instituto de pesquisa histórica San Vincenzo Pallotti de Roma, editor das revistas Scientia Canonica e Apostolato Universale e está concluindo o curso de jurisprudência no Tribunal da Rota Romana.

 

Confira também: