O 33º curso para os bispos da arquidiocese do Rio de Janeiro recorda este ano o papa Bento XVI. "Uma recordação especial, pois no primeiro curso, o então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, cardeal Joseph Ratzinger, papa Bento XVI esteve presente, fazendo as conferências sobre a Igreja”. Disse o arcebispo de são Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), dom Orani João Tempesta.

O curso deste ano, que começou ontem (23) e vai até sexta-feira (27), debate “novas comunidades e a evangelização hoje”.

“Nos dias de hoje, tem crescido muito o número de novas comunidades e é preciso dar atenção a elas e orientá-las para que sigam as instruções da igreja, prescritas pelo Código de Direito Canônico e demais orientações da Igreja”, disse dom Orani.

“Por isso, o Curso dos Bispos 2023 vai discutir um pouco sobre isso, sobre as novas formas de evangelizar e de como a Igreja pode estar mais próxima dos fiéis. É urgente a evangelização nas famílias e como a Igreja pode entrar em cada lar através dos meios de comunicação”.

Para tratar ado tema, foram convidados bispos, padres e fundadores de novas comunidades. Participarão o prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, cardeal Kevin Joseph Farrell; o reitor da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma, padre Luis Navarro; o superior geral do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, padre Alexandre Awi Mello; o bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), dom Antonio Luiz Catelan Ferreira; o vigário episcopal para os Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Novas Comunidades da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Roberto Lopes e o fundador e moderador geral da Comunidade Católica Shalom, consultor do Pontifício Conselho para os Leigos e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Moysés Azevedo.

O curso ocorre anualmente desde 1992 e foi criado pelo então arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Eugenio de Araújo Sales.

 

Confira também:

January 5, 2023