A Santa Sé está investigando o bispo Robert Byrne, acusado de abusar de um padre e de permitir festas homossexuais com drag queens em sua catedral de Hexam e Newcastle, no Reino Unido. O bispo renunciou em dezembro passado.

O jornal britânico Catholic Herald publicou ontem (23) um artigo sobre o bispo emérito, que foi denunciado à polícia, em dezembro, por abusar de um padre de outra diocese.

O jornal também afirmou que a Santa Sé, por meio do Dicastério para os Bispos, iniciou uma investigação na semana passada para descobrir os motivos que levaram à renúncia de Byrne em dezembro.

Em 12 de dezembro de 2022, foi lida na catedral de Newcastle uma carta de dom Byrne, na qual ele afirmava que o cargo de bispo diocesano se tornara “um grande fardo”.

“Meu próprio discernimento me fez reconhecer que me sinto incapaz de continuar servindo ao povo da diocese da maneira que gostaria”, disse na carta. “Tendo realizado este processo de discernimento e com a devida consulta a outros, manifestei meu desejo de renunciar ao Santo Padre, que aceitou meu pedido”.

As investigações estão sendo conduzidas pelo arcebispo de Liverpool e administrador apostólico de Hexam e Newcastle, dom Malcolm McMahon, que interinamente cuida da diocese.

Há denúncias sobre festas homossexuais na casa da catedral de Newcastle, com a presença de drag queens. Não se sabe se Byrne participou das festas ou apenas as permitia.

As festas teriam sido organizadas pelo padre Michael McCoy, cônego da catedral de Newcastle, segundo Catholic Herald.

McCoy se suicidou em abril de 2021, quatro dias depois de saber que estava sendo investigado por abudo infantil pela polícia de Northumbria. O cônego tinha sido nomeado por Byrne em 2019.

Byrne também é acusado de ter tentado transferir o ex-padre Timothy Gardner para a casa da catedral, apesar de Gardner ter sido condenado em 2014 por ter em seu poder mais de 5 mil imagens de pornografia infantil.

Em carta a que Catholic Herald teve acesso, afirma-se que a Santa Sé ordenou a dom MacMahon “que prepare um relatório detalhado sobre os eventos que levaram à renúncia de dom Byrne”.

A Agência Católica de Normas de Proteção (CSSA) iniciou sua investigação sobre a diocese de Hexham e Newcastle em 19 de janeiro, com uma "auditoria de proteção oficial, independente e não programada", segundo o diretor-executivo da instituição, Stephen Ashley.

O presidente da CSSA, Nazir Afzal, observou que "naturalmente, ainda não podemos discutir os detalhes do trabalho investigativo que está em andamento, mas não deve haver dúvida de que não deixaremos pedra sobre pedra quando se trata de manter as pessoas seguras e isso inclui investigar a cultura de proteção em Hexham e Newcastle”.

Confira também: