A Santa Sé publicou hoje (24) a mensagem do papa Francisco aos participantes da V Conferência Internacional “Pelo Equilíbrio do Mundo” que acontecerá em Havana, Cuba, de 24 a 28 de janeiro. O papa falou da urgência de “construir pontes”.

Em sua mensagem, Francisco disse que a conferência quer "promover mudanças significativas nas atuais circunstâncias sociais e políticas".

Para o papa, “há uma necessidade urgente de construir pontes que possam nos ajudar a encontrar juntos soluções viáveis que não excluam ninguém”.

Francisco citou como exemplo o poeta e político cubano José Martí e disse que é preciso olhar para o passado e “não negar nossas raízes, que nos levam a aprender com nossos idosos, sobre a fé que os moveu, sobre a coerência de vida que esta fé lhes impôs”.

Citou, então, sua mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano e encorajou a “colocar a palavra 'juntos' novamente no centro”.

“É juntos, na fraternidade e solidariedade, que podemos construir a paz, garantir a justiça e superar os acontecimentos mais dolorosos”, disse.

“Só juntos podemos enfrentar as diversas crises morais, sociais, políticas e econômicas das quais sofremos e que estão todas interligadas”, concluiu o papa Francisco.

Confira também: