O Centro de Estudos Teológicos de Sevilha (CET), em colaboração com  CAJASUR, convocou ao Prêmio Professor Juan Guillén que outorgará ao ganhador um montante de seis mil euros. O objetivo do concurso é favorecer a reflexão teológica e fomentar a atividade investigadora.

O CET deu a conhecer as bases deste Prêmio organizado em memória do Prof. Dr. Juan Guillén Torralba (1933-2003), sacerdote sevilhano que consagrou sua vida à investigação e docência teológicas.

As bases precisam que o âmbito da investigação é a Teologia, quer dizer, Sagrada Escritura, Teologia fundamental, dogmática, moral, pastoral, Liturgia, História da Igreja, Patrología e Direito canônico.

O Centro indicou deste modo que os trabalhos de investigação devem ser “novos e inéditos” sobre as disciplinas teológicas indicadas. A admissão de originais finalizará em 1 de abril 2006 e o prêmio se entregará em um ato acadêmico que se celebrará em junho do ano 2006.

Maior informação pode obter-se na Secretaria do CET, c/ Cardeal Bom Monreal, 43. 41012 Sevilha.

Ouvinte e professor da Palavra

O sacerdote sevilhano Juan Guillén, ordenado aos 23 anos de idade, descobriu muito em breve a vocação de ouvinte e estudioso da Palavra, que se converterá no centro de sua vida e de sua atividade até sua morte. Obteve a licença em Teologia na Universidade Gregoriana e a licença em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico. Doutorou-se em Teologia na Universidade Comillas e se licenciou em Filologia Semítica Trilingüe na Universidade Complutense.

Iniciou a docência no Seminário de Sevilha em 1960, sendo o professor mais jovem do claustro. Desde sua fundação em 1969 ensinou no Centro de Estudos Teológicos Grego e Hebreu bíblicos, Introdução à Sagrada Escritura, História do Israel, entre outros.

Alternou a docência com a investigação e as publicações.

O Prof. Juan Guillén foi também Cônego da Catedral de Córdoba e Cônego Lectoral da Catedral de Sevilha (1977); Diretor da Biblioteca Colombina e Capitular de Sevilha; Membro de número da Real Academia Sevilhana de Boas Letras (1995); e sócio fundador da Instituição São Jerônimo, que agrupa aos biblistas espanhóis.