A Rede de Comunicação Católica Global EWTN anunciou que Montse Alvarado, líder católica, defensora da liberdade religiosa e âncora de programa de notícias, foi nomeada presidente e executiva-chefe de operações de EWTN News, Inc. Montse assume o cargo em 6 de março.

Em seu papel como presidente da divisão de notícias, Alvarado vai supervisionar as plataformas globais de mídia da EWTN, que criam conteúdo em inglês, espanhol, alemão, francês, português, árabe e italiano. Suas afiliadas incluem Catholic News Agency, o “National Catholic Register”, o grupo ACI, ChurchPop e uma lista de programações de noticiário de TV e rádio.

“Como executiva experiente, Montse vai trazer energia e perspectiva a nossos serviços globais de notícias”, disse o diretor e CEO da EWTN, Michael P. Warsaw. “Sua bagagem em administração organizacional, sua compreensão da Igreja e sua experiência no espaço público são elementos-chave que a tornam ideal para esse papel. Essa combinação de capacidades permitirá à EWTN tornar-se ainda mais forte em entregar reportagem e análise críticas”.

Retratada pelo Wall Street Journal como “defensora de toda religião, na linha de frente das guerras culturais da América”, Alvarado começou sua carreira no Becket Fund, renomada organização sem fins lucrativos que defende a liberdade religiosa como direito humano junto à Suprema Corte, e ascendeu à liderança dela num prazo de 14 anos de serviço. Nesse período, sua equipe obteve 12 vitórias na Suprema Corte em nome de Little Sisters of the Poor (Irmãzinhas dos Pobres, ordem religiosa que administra serviços que incluem hospitais e resistem à legislação do ex-presidente Barack Obama que obrigaria esses hospitais a fazer abortos), condenados à morte muçulmanos, assim como associações de caridade.

Alvarado é, desde o início, a âncora do programa “EWTN News in Depth” (Notícias em profundidade). Completando dois anos no ar em março, o programa foi lançado como uma discussão de uma hora sobre os eventos atuais da Igreja, política e cultura de uma perspectiva católica.

“Montse e a equipe de ‘EWTN News in Depth’ sabem como trazer as notícias para nossa audiência em todo o mundo, cobrindo as notícias pouco reportadas e esclarecendo a posição da Igreja em doutrinas fundamentais, com foco nas necessidades e preocupações dos leigos”, disse Warsaw. “Em seus quase dois anos no ar, esse programa tem sido um modelo de cobrir as questões que a Igreja enfrenta e o mundo de hoje refletindo a universalidade da igreja e as vozes que aparecem na discussão.”

O compromisso de Alvarado com a missão da EWTN, a propagação da verdade, não é novo. Reconhecida há pouco por sua liderança como católica latina pelo ministério Iskali, sediado em Chicago, ela tem sido parceira estratégica de apostolados que enfrentam o desafio da secularização e as mudanças demográficas da Igreja global.

Nascida na Cidade do México, Alvarado serve à Igreja em vários papeis, que vão da defesa da liberdade de expressão ao papel da mulher e ao tratamento de comunidades marginalizadas na sociedade. Alvarado faz parte do conselho consultivo do Conselho de Superioras de Mulheres Religiosas (CMSWR, na sigla em inglês), do Instituto GIVEN, do Catholic Information Center, entre outros. Ela é mestra pela Universidade George Washington em ciência política e tem graduação em administração política pela Universidade Internacional da Flórida.  

“A visão de madre Angélica para a EWTN era empresarial, comprometida com a excelência e confiante na Providência”, disse Alvarado. “A equipe da EWTN é notável e chamada a, num tempo como o nosso, responder à necessidade de Verdade no jornalismo. Estou ansiosa para liderar essa equipe de profissionais da notícia para fazermos a parte que nos cabe em fortalecer a sociedade civil através da imprensa livre”.

Confira também: