O papa Francisco pediu para as pessoas a rezarem pelo fim dos atos de violência no Peru e fez um apelo pela paz: “Não à violência, venha de onde ela vier! Não mais mortes".

Ao final do Ângelus de ontem (22), o papa se dirigiu aos fiéis com bandeiras do Peru que estavam na praça de São Pedro no Vaticano: “Convido-os a rezar pelo fim dos atos de violência no Peru. A violência extingue a esperança de uma solução justa para os problemas”.

Francisco encorajou “todas as partes envolvidas a enveredar pelo caminho do diálogo entre irmãos da mesma nação, no pleno respeito dos direitos humanos e do Estado de direito”.

“Uno-me aos bispos peruanos para dizer: não à violência, venha de onde ela vier! Não mais mortes”, disse o papa Francisco.

Os protestos violentos no Peru começaram com a tentativa de golpe, ou “autogolpe” do ex-presidente Pedro Castillo, em 7 de dezembro. Pedro Castillo foi afastado da presidência pelo Congresso peruano e preso. Ele foi sucedido por Dina Boluarte, a primeira mulher presidente da história do Peru.

Castillo é acusado de corrupção, rebelião, conspiração, abuso de autoridade e grave perturbação da paz pública.

Os bispos do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Peruana (CEP) pediram “a unidade nacional, mantendo a paz e pondo fim a toda forma de violência e violação dos direitos fundamentais dos cidadãos”.

Confira também: