“Não nos aconteça professar um Deus de coração largo e ser uma Igreja de coração estreito (seria – ouso dizer – uma maldição)”, disse o papa Francisco ao celebrar a missa pelo IV Domingo da Palavra de Deus, hoje (22)  na basílica de São Pedro, no Vaticano.

O papa pediu que “nos aconteça pregar a salvação para todos e tornar intransitável o caminho para a acolher”.

“Não nos aconteça saber que somos chamados a levar o anúncio do Reino e transcurar a Palavra, dispersando-nos em tantas atividades secundárias ou tantos debates secundários”, afirmou.

Francisco disse que “o anúncio da Palavra deve tornar-se a principal urgência da comunidade eclesial, tal como o foi para Jesus”.

“Sintamo-nos chamados por Jesus pessoalmente para anunciar a sua Palavra, testemunhá-la nas situações de cada dia, vivê-la na justiça e na caridade, chamados ‘encarná-la’ acarinhando a carne de quem sofre”, convidou.

O papa recordou que “a Palavra de Deus é para todos”, “chama à conversão” e “torna-nos anunciadores”.

O papa Francisco agradeceu “a quem se esforça por que a Palavra de Deus volte a ser colocada no centro, partilhada e anunciada”. “Obrigado a quantos acolheram os inúmeros convites que fiz para trazer sempre conosco o Evangelho e lê-lo todos os dias”, acrescentou.

O papa também expressou um agradecimento particular aos que estudam e aprofundam a Palavra de Deus, assim como “aos agentes pastorais e a todos os cristãos empenhados na escuta e difusão da Palavra, especialmente os leitores e catequistas”.

“Um agradecimento particular aos diáconos e aos sacerdotes: Obrigado, queridos irmãos, porque não deixais faltar ao Povo santo o alimento da Palavra; obrigado por vos empenhardes a meditá-la, vivê-la e anunciá-la; obrigado pelo vosso serviço e os vossos sacrifícios. A todos nós, sirva de consolação e recompensa a doce alegria de anunciar a Palavra da salvação”, concluiu o papa.

Após a homilia, o papa conferiu dez ministérios leigos em nome dos fiéis leigos do mundo: três de leitores e sete de catequistas a homens e mulheres do México, Itália, Filipinas, Congo e País de Gales.

Confira também: