O papa Francisco destacou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que é celebrada de 18 a 25 de janeiro e incentivou os cristãos a serem “construtores da reconciliação e da paz”.

Na audiência geral de hoje (18), o papa convidou a “rezar e trabalhar para que entre todos os crentes em Cristo de afirme cada vez mais o caminho da plena comunhão”.

Francisco também incentivou a “comprometer-se com dedicação e em todos os ambientes da vida a ser construtores de reconciliação e de paz”.

Em seguida, o papa pediu para “agradecer a Deus pelo serviço que nossos irmãos de outras confissões fazem em favor dos mais necessitados”, porque “este caminho de caridade nos aproximará cada vez mais, amando e imitando Cristo Bom Pastor”.

O papa Francisco também enviou uma mensagem através de sua conta oficial no Twitter @Pontifex_pt. Ele recordou que hoje começa a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que tem como tema “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”.

“Demos graças ao Senhor que fiel e pacientemente guia o seu povo para a plena comunhão”, escreveu o papa e incentivou a rezar por esta intenção.

Como é tradição, o papa Francisco celebrará as vésperas na basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, no dia 25 de janeiro, festa da conversão de são Paulo Apóstolo.

Há alguns anos, o conselho Ecumênico das Igrejas e o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos encomendam os materiais de oração desta semana a diversas igrejas e comunidades confessionais de alguma região geográfica.

Para a semana de oração deste ano, o material foi preparado pelo Conselho de Igrejas de Minnesota, EUA.

Confira também: