A morte de George Floyd pela polícia em Minneapolis, EUA, em 2020, é a inspiração da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que começa hoje (18) e vai até 25 de janeiro, dia da conversão de são Paulo. O lema é “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça”, tirado de Isaías 1,17.

O Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos encomendou os textos para o conselho de Igrejas de Minnesota, EUA. Em seu site, o dicastério diz que “o contexto em que esses textos foram escritos é o da execução extrajudicial de George Floyd e o julgamento do policial responsável por sua morte”.

“Enquanto as comunidades cristãs de Minnesota buscavam responder à angústia desses eventos, também reconheceram sua própria cumplicidade. A Igreja é chamada a ser sinal e instrumento da unidade que Deus quer para toda sua criação (Lumen gentium, 1), mas a divisão entre os cristãos debilita sua eficácia. Os cristãos devem se arrepender de suas divisões e trabalhar juntos para ser uma fonte de reconciliação e unidade no mundo”, diz o site.

Para cada dia é sugerido um tema de reflexão, acompanhado de uma citação bíblica:

Dia 1: "Aprendendo a fazer o que é certo". Leituras: Is 1,12-18: Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça, chamai à razão o espoliador, fazei justiça ao órfão, tomai a defesa da viúva. Lc 10, 25-36: Perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo?

Dia 2: "Quando o direito é colocado em prática...". Leituras: Pv 21,13-15: Quando o direito é colocado em prática, para o justo é uma alegria, para o malfeitor, porém, uma calamidade. Mt 23,23-25: A justiça, a misericórdia e a fidelidade; é isto que era preciso fazer.

Dia 3: "Busquem a justiça, amem a misericórdia e caminhem humildemente". Leituras: Mq 6, 6-8: O  que  o  Senhor  exige  de  ti:  nada  mais  do  que respeitar  o  direito,  amar  a fidelidade e aplicar-te a caminhar com teu Deus. Mc 10,17-31: Bom Mestre, que devo fazer para ganhar em herança a vida eterna?

4º dia: "Eis as lágrimas do oprimido". Leituras: Ecl 4,1-5: Vi, de novo, todas as opressões praticadas sob o sol.  Eis as lágrimas dos oprimidos e não há para eles consolador; do lado dos opressores há força e não há para eles consolador. Mt 5,1-8: Felizes os que choram, eles serão consolados.

Dia 5: "Cantando um canto do Senhor em terra estrangeira". Leituras: Sl 137,1-4: Ali os conquistadores nos pediram canções, e os nossos  raptores, melodias alegres: Cantai para nós algum canto de Sião. Lc 23, 27-31: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim, mas chorai por vós mesmas e por vossos filhos.

6º dia: "Todas as vezes que o fizestes a um destes mais pequenos... foi a mim que o fizestes". Leituras: Ez 34,15-20: A ovelha perdida eu a buscarei; a que se desgarrou, eu a reconduzirei; a que quebrou a pata, eu a tratarei; a enferma, eu a fortalecerei. Mt 25, 31-40: Em verdade vos declaro, todas as vezes que o fizestes a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes.

7º dia: "O que é agora não precisa ser". Leituras: Jó 5,11-16: Para o indefeso surgiu uma esperança, e a infâmia se encontrou amordaçada. Lc 1,46-55: Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltaram os humildes Ele precipitou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.

8º dia: "A justiça que restaura a comunhão". Leituras: Sl 82,1-4: Sede juízes para o fraco e o órfão, fazei justiça ao infeliz e ao indigente. Lc 18,1-8: Deus não faria justiça aos seus eleitos que clamam a Ele dia e noite?

O papa Francisco celebrará a oração das vésperas na basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, no dia 25 de janeiro, solenidade da conversão do apóstolo são Paulo.

Pode-se ter acesso aos materiais da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos AQUI.

Confira também: