O papa Francisco lamentou o ataque terrorista que matou pelo menos 17 cristãos na República Democrática do Congo no domingo (15). O papa rezou pelas vítimas da tragédia e invocou o dom da paz no país africano que visitará no final do mês.

Em um telegrama assinado pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, a Santa Sé informou que o papa Francisco recebeu com tristeza a notícia do ataque que aconteceu no domingo (15) "contra uma igreja pentecostal em Kasindi que causou a morte de pessoas inocentes”.

O papa expressou sua “compaixão e proximidade a todas as famílias duramente atingidas por esta tragédia”.

Em sua oração, Francisco "encomenda à misericórdia de Deus" "os defuntos e os feridos", assim como "implora a Cristo, Senhor da vida, que os aflitos encontrem conforto e confiança em Deus, invocando para eles o dom da paz”.

O porta-voz do Exército, Antony Mualushayi, disse que o ataque aconteceu enquanto os cristãos pentecostais celebravam o culto na cidade de Kasindi, província de Kivu do Norte, na fronteira com Uganda.

Segundo a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), várias regiões da República Democrática do Congo são palco de conflitos armados envolvendo diferentes grupos de rebeldes.

Em 12 de janeiro, a Santa Sé confirmou que o papa Francisco viajará à África de 31 de janeiro a 5 de fevereiro para visitar a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.

No ano passado, o papa ia visitar as cidades de Kinshasa e Goma, de 2 a 5 de julho, e a capital do Sudão do Sul, Juba, de 5 a 7 de julho, mas teve que adiar por motivos médicos.

Confira também: