No domingo (15), 88 seminaristas da Nicarágua foram enviados em missão a cinco paróquias locais. Segundo a arquidiocese de Manágua, as paróquias são: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Masachapa, Nossa Senhora do Carmo, em Villa el Carmen, Jesus da Divina Misericórdia, em Manágua, Sagrado Coração de Jesus, em Las Maderas, e Santuário Cristológico Nosso Senhor de Esquipulas, em La Conquista, Carazo.

O arcebispo de Manágua, cardeal Leopoldo Brenes, celebrou a missa de envio. Na ocasião, também foram entregues as batinas a nove seminaristas que iniciam seus estudos no seminário maior, após o término do ano propedêutico ou prévio à formação.

“Seus familiares com lágrimas nos olhos viveram este momento de emoção ao revestir pela primeira vez com os ornamentos que os identificam como seminaristas”, afirma nota da arquidiocese.

Na catedral de Manágua e diante da imagem peregrina do Cristo Negro de Esquipulas, o cardeal Brenes destacou que as leituras do domingo recordam que "somos chamados a uma missão" que implica ser generosos e "deixar tudo para dar testemunho da pessoa de Jesus, para que Ele seja conhecido e amado intensamente”.

“João Batista é o grande testemunho daquela pessoa que foi escolhida e preparada para indicar o caminho do Senhor”, acrescentou o arcebispo.

“É bonito que hoje acompanhemos os nossos seminaristas que iniciam um tempo de missão, que faz parte da sua formação, porque o sacerdote é chamado a anunciar Jesus Cristo, para que o coração dos homens e mulheres deste mundo se abra e Jesus se torne o centro de suas vidas”, disse o cardeal Brenes.

“Eles não se preparam para anunciar a si mesmos nem para ganhar prestígio. Mas, como João Batista, devem anunciar o Senhor e preparar o seu caminho”, disse o arcebispo.

O cardeal encorajou os seminaristas a “ir às paróquias rurais, viver com o nosso povo, acompanhá-lo, ouvi-lo”, especialmente os jovens.

Também pediu aos fiéis presentes que continuem rezando pelos bispos, sacerdotes e seminaristas, de modo especial por sua fidelidade à vocação.

Confira também: