Um ataque terrorista com explosivos matou ao menos 17 pessoas e feriu dezenas de outros em uma igreja cristã no leste da República Democrática do Congo.

O porta-voz do Exército, Antony Mualushayi, disse que o ataque aconteceu no domingo (15), quando cristãos pentecostais celebravam seu culto na cidade de Kasindi, província de Kivu do Norte, na fronteira com Uganda.

Vídeos e fotos do ataque nas redes sociais mostram corpos caídos no chão do lado de fora do templo, incluindo o que parecem ser corpos de menores. Os feridos também são vistos sendo carregados para fora da igreja por outras pessoas que gritam.

Segundo Mualushayi, os serviços de segurança já tomaram conta do local e os feridos foram evacuados para os centros de saúde locais.

Acredita-se que o ataque tenha sido perpetrado pelas Forças Democráticas Aliadas (FDA), grupo armado da Uganda ligado ao Estado Islâmico. As FDA são apontadas como responsáveis por centenas de mortes na área de Kivu do Norte nos últimos dois anos.

"Apesar das medidas de segurança implementadas, os primeiros indícios mostram que é o FDA que está por trás deste ataque a bomba", disse Mualushayi à agência Reuters.

O porta-voz disse ainda que já foi detido um suspeito, um “queniano cuja idade estaria em torno aos 30 anos”.

Segundo a fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN), várias regiões da República Democrática do Congo são palco de conflitos armados envolvendo diferentes grupos de rebeldes.

O FDA é um dos mais sangrentos dos mais de 120 grupos armados do leste do país, muitos dos quais são legados de guerras regionais que eclodiram no início do século XXI.

Confira também: