A Santa Sé informou que o funeral do cardeal George Pell será no próximo sábado (14), na basílica de São Pedro.

O cardeal George Pell, prefeito emérito da Secretaria de Economia da Santa Sé e arcebispo emérito de Sydney, morreu em Roma na terça-feira (10) aos 81 anos.

 Pell foi internado em Roma para uma cirurgia de quadril marcada há algum tempo. Embora a operação tenha sido bem-sucedida, uma parada cardíaca teria sido o motivo da morte do cardeal. Ele tinha problemas cardíacos e usava marca-passo desde 2010.

Segundo o escritório de celebrações litúrgicas da Santa Sé, a missa fúnebre com a presença do corpo do cardeal George Pell será no altar da cátedra da basílica de São Pedro às 11h30 (horário local).

A liturgia fúnebre será celebrada pelo decano do Colégio Cardinalício, cardeal Giovanni Battista Re, juntamente com os cardeais e bispos presentes em Roma e com a presença do papa Francisco.

No final da missa, o papa vai celebrar o rito da Ultima Commendatio e Valedictio.

Dados biográficos

O cardeal Pell nasceu em Ballarat, sul da Austrália, em 8 de junho de 1941.

Estudou na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e foi ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1966.

São João Paulo II nomeou-o bispo auxiliar de Melbourne, Austrália, em 30 de março de 1987. Nove anos depois, em 16 de julho de 1996, o papa o nomeou arcebispo daquela arquidiocese.

Em 26 de março de 2001, João Paulo II o nomeou arcebispo de Sydney e, em 21 de outubro de 2003, foi nomeado cardeal.

Pell participou do conclave de 2005 e de 2013.

O papa Francisco incluiu-o no Conselho de Cardeais, que criou para reformar a Cúria romana, em 13 de abril de 2013, exatamente um mês após sua eleição como papa. Em 24 de fevereiro de 2014, também o nomeou prefeito da Secretaria de Economia da Santa Sé.

Em meio às acusações de abuso sexual infantil, o cardeal Pell decidiu enfrentar o julgamento na Austrália. Ele foi condenado a seis anos de prisão em março de 2019, embora estivesse preso desde dezembro de 2018.

Em janeiro de 2019, a Santa Sé informou que o cardeal Pell não era mais o prefeito da Secretaria de Economia.

Devido a irregularidades no primeiro, o cardeal foi julgado novamente e absolvido de todas as acusações. Ele foi libertado em abril de 2020.

Entrevistado pela CNA, a agência em inglês do grupo ACI, o cardeal disse que “a oração foi a grande fonte de minha fortaleza neste tempo, incluindo as orações dos outros. Estou incrivelmente agradecido a todos aqueles que rezaram por mim e me ajudaram durante este tempo desafiador".

Confira também:

Mais em