Os atos de vandalismo ocorridos em Brasília no domingo (8) são “uma ofensa sem igual”, disse o arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, em vídeo divulgado ontem (10). Para o cardeal, “é preciso pacificar o Brasil”.

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, sede do Executivo nacional, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. Segundo o cardeal, quando as sedes dos três poderes foram invadidas “é a República brasileira que de certa forma foi ofendia, é o povo brasileiro que de certa forma foi ofendido”.

“Não é assim que se constrói uma nação livre e soberana. Para a construção de uma nação livre e soberana é preciso que todos caminhemos segundo as normas, segundo as regras de um Estado democrático. (...) Direita, esquerda, as normas são para todos. A constituição é a grande norma, a grande lei que rege toda a nação brasileira e todos nós temos que respeitá-la”, disse dom Paulo Cezar.

Sobre as pessoas que foram detidas nas manifestações e levadas a Academia da Polícia Federal (ANP), o cardeal disse: “é preciso também olhar para aqueles que foram infratores, por aqueles que cometeram crimes e que agora estão sob o poder da justiça”.

O frei Rogério Soares, vigário episcopal para a Promoção Humana e Obras Sociais, “visitou o lugar” por ordem de dom Paulo Cezar. “Porque sim, devem ser submetidos a lei, devem pagar por aquilo que fizeram, mas é preciso que, mesmo para essas pessoas, sempre os direitos humanos sejam respeitados, que sejam tratados de acordo com a dignidade humana”, disse o cardeal.

“Lutemos pela pacificação de nosso país”, diz dom Paulo Cezar na conclusão do vídeo. “Esse é o caminho. Construamos uma sociedade de irmãos, onde o diálogo vence o conflito, onde as diferenças são resolvidas através do diálogo, não através da violência, não através de invasões. Sejamos todos construtores da paz”.

 

Confira também: