O papa Francisco nomeou monsenhor Daniel Pacho subsecretário para o Setor Multilateral da Seção das Relações com os Estados e Organismos Internacionais da Secretaria de Estado, informou hoje (10) a sala de imprensa da Santa Sé.

Até agora, monsenhor Pacho foi conselheiro da nunciatura em serviço na mesma seção.

Daniel Pacho nasceu em 29 de março de 1974 em Frankfurt am Main, Alemanha, foi ordenado sacerdote para a diocese de Fulda em 25 de junho de 2000.

É formado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Em 1º de julho de 2010, ingressou no serviço diplomático da Santa Sé, servindo nas Representações Pontifícias em Benin e na Tanzânia.

Desde janeiro de 2018 é funcionário da Seção das Relações com Estados e Organismos Internacionais da Secretaria de Estado.

A Secretaria de Estado é o dicastério da Cúria Romana que colabora mais estreitamente com o papa no exercício da sua missão.

A Seção das Relações com os Estados, também conhecida como “Segunda Seção”, é responsável de atender aos assuntos que devem ser tratados com os governos civis.

São de sua competência, entre outras, as relações diplomáticas da Santa Sé com os Estados, inclusive a estipulação de Concordatas ou acordos similares, a representação da Santa Sé perante Organismos e Conferências Internacionais.

Em circunstâncias particulares, por ordem do papa e após consulta aos dicastérios competentes da Cúria, se encarregam da provisão das Igrejas particulares, bem como de sua constituição ou modificação.

Em estreita colaboração com o dicastério para os bispos, também trata da nomeação de bispos nos países que estabeleceram tratados ou acordos de direito internacional com a Santa Sé.

Confira também: