O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e a Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), emitiram nota de repúdio aos atos de vandalismo em Brasília, ocorridos no domingo (8). Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos três poderes: o Palácio do Planalto, sede do poder executivo, o Congresso, e a sede do Supremo Tribunal Federal.

A CNLB iniciou sua nota citando o salmo 101,3-4, “Eu odeio quem pratica o mal; esse nunca se juntará a mim. Longe de mim o coração pervertido. Eu ignoro o perverso”. E disse que “repudia este infame episódio e reitera o apoio ao Sistema Democrático, aos Poderes instituídos pelo voto direto do povo, bem como ao Supremo Tribunal Federal, pela segurança e pelo bem comum do povo brasileiro”.

“Diante da destruição do patrimônio público e do aviltamento dos símbolos dos poderes constituídos, considerando ainda a falta de intervenção eficiente, quase beirando à conivência da polícia do Distrito Federal, exigimos que os envolvidos em tais ações, bem como seus financiadores, sejam identificados e julgados, pelos crimes cometidos”, expressou a presidente do CNLB, Sônia Gomes de Oliveira na nota

Ao final de seu comunicado, a CNLB convocou “ todas as mulheres e homens de boa vontade, movimentos sociais, expressões eclesiais para juntos, a partir da cultura de paz”, trabalhar “por uma sociedade justa e fraterna, sem exclusões ou preconceitos”.

A CRB também começou sua nota com uma citação, mas de são Francisco de Assis, “onde houver ódio que eu leve o Amor”.

“A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), expressa o mais veemente repúdio aos atos terroristas acontecidos neste domingo, 8 de janeiro de 2023, no Distrito Federal”, diz comunicado.

Para a CRB, “urge” que os “fautores, mentores, instigadores e financiadores sejam identificados, responsabilizados e punidos conforme as leis brasileiras, às quais todos os cidadãos estão submetidos, para que atos semelhantes não voltem a se repetir”.

E convidou “toda a vida religiosa consagrada a unir-se em oração e em ação para que a nação brasileira tenha a força, coragem e a serenidade necessárias para superar o ódio e violência criminosamente semeada nas mentes e corações de alguns poucos que tentam destruir a possibilidade de convivência pacífica e amizade social entre brasileiros e brasileiras”.

“Confiamos a nossa Mãe Aparecida o destino do Brasil e a pacificação fraterna e solidária para todo o querido povo brasileiro”, finalizou a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil, irmã Eliane Cordeiro de Souza.

 

Confira também: