Mais de 100 mil fiéis participaram da procissão do "Nazareno Negro" que transferiu a imagem da tribuna de Quirino para a paróquia de São João Bautista em Manila, também chamada "Igreja de Quiapo", no domingo (8). A celebração não acontecia há dois anos por causa das medidas impostas por temor da covid-19.

A procissão foi de 01h30 às 4h (hora local). Antes da pandemia, o evento costumava durar 22 horas e reunia milhões de fiéis católicos.

A procissão do Nazareno Negro é uma das celebrações religiosas mais importantes das Filipinas, único país de maioria católica da Ásia com cerca de 82% de católicos na população de cerca de 114 milhões de pessoas.

A celebração remonta a 1607, quando a imagem de madeira representando Cristo foi transportada de barco do México para Manila. Durante a transferência, o navio pegou fogo. A imagem de Cristo escapou do fogo, mas tornou-se negra.

Os fiéis católicos temiam que as restrições por causa da pandemia também ocorressem em 2023, mas em 3 de janeiro, a Igreja de Quiapo recebeu autorização das autoridades civis para retomar esta tradição sob certas condições.

Segundo a agência de notícias católicas para a Ásia, Asia News, padre Earl Allyson Valdez, pároco de Quiapo, disse que este ano os fiéis foram proibidos de "beijar os pés da estátua, os fiéis podem simplesmente se aproximar e tocar o Nazareno Negro”.

Confira também: