A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pede que as dioceses do país rezem pela saúde do arcebispo emérito de Salvador (BA), cardeal Geraldo Majella Agnelo, internado há 17 dias em Londrina (PR). Dom Geraldo Majella está com 89 anos e sua saúde “inspira cuidados”, segundo a CNBB.

Em 29 de junho de 2022, ele comemorou seu 65º aniversário de ordenação sacerdotal, no santuário Nossa Senhora Aparecida, em Londrina (PR). A missa foi celebrada pelo arcebispo de Londrina (PR), dom Geremias Steinmetz, e pelo Arcebispo de Salvador (BA), cardeal Sergio da Rocha.

Também estiveram na cerimônia o arcebispo emérito de Salvador (BA), dom Murilo Krieger; o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer; dom Luiz Vieira, arcebispo emérito de Manaus (AM), o arcebispo emérito de Maringá (PR), dom Anuar Battisti; o bispo emérito de Cornélio Procópio (PR), dom Manoel João Francisco; o bispo de Cornélio Procópio (PR), dom Marcos José dos Santos; o bispo de Jacarezinho (PR), dom Antonio Braz Benevente, e o bispo de Apucarana (PR), dom Carlos José de Oliveira.

O bispo emérito de Salvador (BA) foi criado cardeal pelo papa são João Paulo II, no consistório de 21 de fevereiro de 2001 e recebeu o título de são Gregório Magno, em Magliana Nuova, em Roma, na Itália. E foii membro do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja.

Cardeal Geraldo Majella esteve nos conclaves que elegeram Bento XVI, em 2005, e Francisco, em 2013. Além disso, foi um dos três presidentes da Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe realizada em Aparecida (SP), em maio de 2007.

 

Confira também: