O papa Francisco promulgou hoje (6) a constituição apostólica "In ecclesiarum communione", sobre a reorganização da diocese de Roma. Ele também assinou um decreto estabelecendo os serviços pastorais de cada bispo auxiliar de Roma.

O papa estabeleceu que o jesuíta dom Daniele Libanori continuará sendo responsável pelo setor do Centro e será responsável pelo “âmbito da educação”. Dom Riccardo Lamba responde pelo setor Leste e o “serviço para a proteção de menores e pessoas vulneráveis”, “a área da Igreja Hospitaleira e em saída”.

Dom Baldassare Reina será responsável pelo setor Oeste e pelo “âmbito da Administração de bens, âmbito jurídico, serviço da secretaria geral e seminários”; dom Daniele Salera, do setor norte de Roma e da “área de formação cristã”.

Dom Dario Gervasi cuidará do setor Sul e da “área do cuidado das idades e da vida”; dom Paolo Ricciardi, cuidará do “âmbito do cuidado do diaconato, do clero e da vida religiosa, Ordo Virginum; Dom Benoni Ambarus do "campo da diaconia da Caridade".

Novo vice-gerente

O papa Francisco nomeou dom Baldassare Reina vice-gerente da diocese de Roma e também lhe atribuiu as funções de "Reitor do Palácio Apostólico Lateranense" e a tarefa de "verificar e submeter quaisquer novos estatutos e regulamentos da Obra Romana Peregrinações, Cáritas, Obra Romana Preservação da Fé, Fundações, Confrarias, Arquiconfrarias e Entidades ligadas ao Vicariato”.

A constituição apostólica “In ecclesiarum comunhão” é composta por 41 artigos e entrará em vigor em 31 de janeiro de 2023. Nessa data, a atual constituição apostólica “Ecclesia in Urbe” será revogada, bem como “revogados todas as faculdades especiais delegadas anteriormente, apesar de qualquer disposição contrária, ainda que mereçam menção especial”.

Confira também: