“Que a Virgem Maria nos ajude a lembrar e guardar os dons recebidos”, disse o papa Francisco na oração do Ângelus de hoje (6), Epifania do Senhor, diante de cerca de 60 mil fiéis reunidos na praça de São Pedro, no Vaticano.

Ao comentar o Evangelho de são Mateus, que narra o episódio dos Reis Magos em Belém que ofereceram ao Menino Jesus ouro, incenso e mirra, o papa falou que esses "três dons preciosos dizem respeito também a nós".

O papa falou primeiro sobre o “dom do chamado” e disse que “Deus nos chama através dos nossos maiores desejos e aspirações”.

“Os Magos deixaram-se maravilhar e perturbar pela novidade da estrela e partiram rumo ao que não conheciam... Eles se sentiram chamados a ir além”, disse o papa.

Para o papa Francisco, “isto também é importante para nós: somos chamados a não nos contentarmos, a buscar o Senhor saindo da nossa zona de conforto, caminhando em direção a Ele com os outros, mergulhando-nos na realidade. Porque Deus chama todos os dias, aqui e hoje, no nosso mundo”.

Em segundo lugar, Francisco falou sobre o “dom do discernimento” porque os Magos não foram enganados por Herodes, mas souberam “fazer a distinção entre a meta do percurso e as tentações que encontram pelo caminho”.

“Eles saem do palácio de Herodes e, atentos aos sinais de Deus, não passarão mais por ali, mas voltarão por outro caminho. Como é importante saber distinguir a meta da vida das tentações do caminho! Saber renunciar ao que seduz, mas desvia, para compreender e escolher os caminhos de Deus! O discernimento é um grande dom, e nunca se deve cansar de pedi-lo na oração. Peçamos esta graça!”, disse o papa.

Por fim, Francisco falou sobre o “dom da surpresa” porque os Magos “acolhem a surpresa de Deus e vivem com encanto o encontro com Ele, adorando-o: na pequenez reconhecem o rosto de Deus”.

“Humanamente todos somos inclinados a buscar a grandeza, mas é um dom saber encontrá-la verdadeiramente: saber encontrar a grandeza na pequenez que Deus tanto ama. Porque o Senhor se encontra assim: na humildade, no silêncio, na adoração, nos pequenos e nos pobres”, disse o papa.

O papa disse que “todos somos chamados por Jesus, todos podemos discernir a sua presença, todos podemos experimentar as suas surpresas” e convidou a recordar os dons que recebemos de Deus. “Vamos lembrar de quando sentimos um chamado de Deus em nossa vida; ou quando, talvez depois de muito esforço, conseguimos discernir sua voz; ou ainda, numa surpresa inesquecível que Ele nos deu, deixando-nos maravilhados”.

Confira também: