Hoje (4) a Igreja celebra santa Isabel Ana Bayley, viúva de Seton, a primeira santa nascida nos EUA.

Elizabeth Ann Bayley Seton ocupa um lugar privilegiado na história da educação em seu país.

Ela foi a fundadora da primeira escola católica nos EUA. Depois de ficar viúva, ela escolheu a vida consagrada e se tornou a fundadora da primeira congregação religiosa dos EUA, as Irmãs da Caridade de São José.

Santa Isabel é a padroeira das escolas católicas, das viúvas e das crianças em perigo de morte.

A Igreja Episcopal

Elizabeth nasceu em 28 de agosto de 1774 em Nova York. Seus pais, Catalina Charlton e doutor Richard Bayley, pertenciam à igreja episcopal e eram membros do partido conservador da época.

Aos 20 anos, a santa conheceu William Magee Seton, um renomado empresário com quem se casaria após um breve namoro e teria cinco filhos.

Infelizmente, William caiu em desgraça. Primeiro, perdeu seus negócios por causa do naufrágio dos barcos que alugava para transportar mercadorias. Logo depois adoeceu com tuberculose, doença incurável na época.

Os médicos limitaram-se a sugerir que ela procurasse um clima mais favorável até ficar curado. Por isso, o casal decidiu embarcar para a Itália.

Chegando ao porto em 27 de dezembro de 1803, Willian morreu durante o período obrigatório de quarentena para desembarcar, vítima da doença que o acometia. Encontrando-se só, Isabel foi acolhida pela família Felicchi.

Caminho para casa: conversão ao catolicismo

Durante o período que ficou com os Felicchi, Isabel entrou em contato com o catolicismo.

Nesse propósito, Isabel descobriu que seu lugar não era mais dentro da Igreja anglicana. Em 14 de março de 1805, a viúva manifestou o desejo de se tornar católica. Duas coisas a impressionaram muito: a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia e a devoção à Virgem Maria.

De volta a Nova York, ela se viu incompreendida por seus parentes. Isabel passou a trabalhar como voluntária, como professora.

Fundadora, educadora e visionária católica

O papel que assumiu como educadora despertou em seu coração a ideia de formar uma comunidade religiosa. Em 1809, em Baltimore, o sonho da fundação se tornou realidade.

Sob a direção de santa Isabel, foi fundado o Instituto das Irmãs da Caridade de São José, a primeira congregação religiosa feminina originária da América do Norte.

Após sua morte, as irmãs ingressaram na Companhia das Filhas da Caridade de Paris, como era o desejo inicial da santa.

Pioneira da educação católica

Isabel não apenas fundou uma congregação religiosa, mas foi uma grande inovadora ao criar a primeira escola paroquial católica dos EUA.

Mais em

Isabel Ana Bayley Seton morreu em Maryland em 4 de janeiro de 1821. Ela foi beatificada em 17 de março de 1963 pelo papa são João XXIII e canonizada em 14 de setembro de 1975 pelo papa são Paulo VI.

Hoje, sua imagem adorna uma das portas principais da catedral de são Patrício, em Nova York.