O papa emérito bento XVI leu o motu proprio Traditionis Custodes, que restringe a celebração da missa tradicional, “com dor no coração”, disse dom Georg Gänswein, secretário pessoal de Bento XVI.

O papa Francisco publicou o motu proprio Traditionis custodes em 16 de julho de 2021. O texto restringe radicalmente a celebração da missa na forma anterior à reforma do Concílio Vaticano II.

Com o documento, Francisco revogou a autorização dada por Bento XVI em 2007 a qualquer sacerdote de celebrar a missa tradicional, ou missa tridentina.

“Isso foi muito duro para ele. Acho que o papa Bento XVI leu o novo motu proprio com dor no coração, porque sua intenção era ajudar aqueles que simplesmente encontraram um lar na missa antiga a encontrar a paz, a encontrar a paz litúrgica, a afastá-los também de Lefebvre, " disse dom Gänswein em entrevista ao jornal católico alemão Die Tagespost. O arcebispo francês Marcel Lefebvre ordenou quatro bispos em 1988 sem a permissão do papa, o que acarreta excomunhão.

Na entrevista ao Die Tagespost, dom Gänswein disse que "se pensarmos em todos os séculos em que a antiga missa antiga foi fonte de vida espiritual e alimento para muitos, incluindo muitos santos, é impossível imaginar que já não tinha nada para oferecer", continuou o arcebispo alemão.

“E não esqueçamos os muitos jovens que nasceram depois do Vaticano II, que realmente não entendem todo o drama que envolveu o Concílio, e que esses jovens, conhecendo a nova missa, no entanto haviam encontrado um lar espiritual, um tesouro, na missa antiga também”, disse o secretário de Bento XVI.

“Retirar este tesouro das pessoas... bem, não posso dizer que eu esteja confortável com isso”, comentou.

Confira também: