Dom Georg Gänswein vai publicar as memórias de tempo em que trabalhou como secretário particular do papa Bento XVI.

O anúncio foi feito pela editora italiana Piemme.

O título do livro é Nient'altro che la verità. La mia vita al fanco di Benedetto XVI (Nada mais do que a verdade. Minha vida com Bento XVI) e “vai mostrar, por fim, a verdadeira face de um dos maiores protagonistas das últimas décadas, que muitas vezes foi injustamente difamado pelas críticas”.

Segundo o editor, com esta publicação serão corrigidos alguns aspectos “mal entendidos” do pontificado.

O livro do ex-secretário de Bento XVI também apresentará “um testemunho pessoal sobre a grandeza de um homem gentil, um excelente estudioso, um cardeal e um papa que marcou a história de nosso tempo”.

"Hoje, após a morte do papa emérito, é hora de o atual prefeito da Casa Pontifícia dizer sua própria verdade sobre as calúnias flagrantes e as manobras obscuras que tentaram em vão ofuscar o magistério e as ações do pontífice alemão”, informou Piemme.

Dom Georg Gänswein é doutor em Direito Canônico. Ele trabalhava na Cúria Romana desde 1995 e na Congregação para a Doutrina da Fé, cujo prefeito era o cardeal Joseph Ratzinger desde 1996.

Em 2003, Ratzinger o nomeou seu secretário particular. Desde 2005, após o conclave, dom Gänswein foi o colaborador mais próximo do papa.

Mesmo depois de sua renúncia em 2013, o arcebispo alemão permaneceu ao lado do papa emérito Bento XVI, até sua morte no último sábado (31).

Oficialmente, dom Gänswein, ordenado bispo em 2013, continua como prefeito da Casa Pontifícia e, portanto, é responsável por todas as cerimônias não litúrgicas do papa, bem como pela organização da Casa Pontifícia.

O papa Francisco concedeu-lhe licença em 2020, sem justificar publicamente a decisão.

Confira também: