“Que Maria, a Mãe de Deus, seja a vossa guia no Ano Novo'', disse hoje (1) o Papa Francisco.

 

No Ângelus de hoje (1) diante de uma multidão estimada em 40 mil pessoas na Praça de São Pedro, o papa disse: "Ao contemplarmos Maria no estábulo onde Jesus nasceu, perguntemo-nos: Quais línguas usa a Virgem Santa para nos falar? Como é que Maria fala"?

 

"O que podemos aprender com ela para este ano que surge no horizonte?" acrescenta. "Podemos dizer: Virgem Maria, ensina-nos o que devemos fazer este ano".

 

A mensagem do papa que precede a oração do Ângelus foi entregue na Solenidade da Santíssima Virgem Maria,  Mãe de Deus. O papa Francisco também celebrou a missa solene na Basílica de São Pedro, no início do dia.

 

No início da sua mensagem do Ângelus, o papa Francisco recordou o seu predecessor, Bento XVI, que morreu ontem (31), aos 95 anos.

 

Recordando as suas palavras na missa dominical, o papa Francisco convidou os católicos a invocarem a intercessão da Virgem Maria por Bento XVI. "Juntemo-nos todos, com um só coração e uma só alma, para agradecer a Deus pelo dom deste servo fiel do Evangelho e da Igreja", disse o papa.

 

A reflexão do papa durante o Ângelus foi centrada na "linguagem de Maria", especificamente na sua ternura e cuidados com o Menino Jesus.

 

O Evangelho de Lucas descreve o encontro dos pastores com a Sagrada Família, e como eles viram o Menino Jesus "deitado na manjedoura".

 

"Este verbo 'deitar' significa colocar cuidadosamente, e diz-nos que a linguagem própria de Maria é maternal: Ela cuida ternamente - esta é a linguagem de Maria - para cuidar ternamente do Menino. Esta é a grandeza de Maria", diz o papa.

 

Ele descreve uma cena barulhenta: os anjos celebrando o nascimento de Cristo e os pastores correndo ao encontro de Jesus com todos, louvando a Deus em voz alta.

 

Mais em

Em vez disso, "Maria não fala", diz Francisco, "ela não rouba o espetáculo - nós gostamos de roubar o espectáculo! Pelo contrário, ela coloca o Menino no centro, ela toma conta dele com amor".

 

O papa recorda uma linha de poesia da escritora italiana Alda Merini, que diz que Maria "até soube ser solenemente muda, [...] porque não queria perder o seu Deus de vista". 

 

Todas as mães fazem o mesmo, diz o papa: "Depois de ter carregado o dom de um misterioso prodígio no seu ventre durante nove meses, as mães colocam constantemente os seus bebês no centro das suas atenções: elas os alimentam, os seguram nos braços, os deitam ternamente no berço".

 

“A língua da Mãe de Deus é a língua de uma mãe", acrescenta.

 

Maria, diz o papa, "lembra-nos que, se queremos verdadeiramente que o Ano Novo seja bom, se queremos reconstruir a esperança, precisamos de abandonar a língua, aquelas ações e aquelas escolhas inspiradas pelo egoísmo, e aprender a linguagem do amor, que é cuidar".

 

"Este é o compromisso: cuidar da nossa vida, do nosso tempo, da nossa alma; cuidar da criação e do ambiente em que vivemos; e ainda mais, cuidar do nosso próximo, daqueles que o Senhor colocou ao nosso lado, bem como dos nossos irmãos e irmãs que estão em necessidade e que chamam a nossa atenção e a nossa compaixão", continua.

Confira também: