Na primeira missa papal de 2023, milhares de católicos reunidos na Basílica de São Pedro rezaram pelo falecido papa emérito Bento XVI, que morreu ontem (31) aos 95 anos.

 

Nas orações dos fiéis de hoje (1), a congregação rezou: "Lembrai-vos, Senhor, do falecido papa emérito Bento. Que o Pastor-mor, que vive sempre para interceder por nós, o receba amavelmente no reino da luz e da paz".

 

No dia de Ano Novo, o papa Francisco confiou a alma de Bento XVI à Santíssima Virgem Maria.

 

"Hoje confiamos à nossa Mãe Santíssima o nosso amado papa emérito Bento XVI para que o acompanhe na sua passagem deste mundo para Deus", disse Francisco.

 

A Igreja Católica começa cada novo ano com a Solenidade de Maria, Santa Mãe de Deus, título confirmado no Primeiro Concílio de Éfeso em 431 d.C.

 

O papa Francisco, que fez 85 anos no mês passado, chegou à Basílica de São Pedro numa cadeira de rodas e sentou-se numa cadeira branca em frente à congregação para a missa.

 

Em sua homilia para a solenidade mariana, o papa Francisco encorajou todos a ver o novo ano como uma oportunidade de fazer o bem, partilhando o amor de Deus com "as pessoas ao lado, as pessoas que vivem no mesmo edifício, as pessoas que encontramos todos os dias na rua".

 

"No início deste ano, entre todas as outras coisas que gostaríamos de fazer e experimentar, dediquemos algum tempo a ver, a abrir os nossos olhos e a mantê-los abertos antes do que realmente importa: Deus e os nossos irmãos e irmãs", disse ele.

 

O papa exortou os católicos a imitar os pastores de Belém, "partindo às pressas" para servir aos outros.

 

"Hoje, no início do ano, em vez de ficarmos de pé, pensando e esperando que as coisas mudem, deveríamos antes perguntar-nos: 'Este ano, para onde é que eu quero ir? Quem é que eu posso ajudar? Tantas pessoas, na Igreja e na sociedade, estão à espera do bem que tu e só tu podes fazer, estão à espera da tua ajuda", disse Francisco.

 

Mais em

"Hoje, no meio da letargia que entorpece os nossos sentidos, da indiferença que paralisa os nossos corações, e da tentação de perder tempo colado a um teclado em frente a uma tela de computador, os pastores convocam-nos a partir e a envolvermo-nos no nosso mundo, a sujar as nossas mãos e a fazer algum bem".

 

Tal como os pastores, os cristãos também deveriam dar prioridade ao tempo no novo ano para contemplar "o Menino Jesus descansando nos braços da sua mãe", acrescenta o papa.

 

"Quantas vezes, nas nossas vidas atarefadas, não conseguimos parar, mesmo por um momento, de estar perto do Senhor e de ouvir a sua palavra, de dizer uma oração, de adorá-lo e louvá-lo?”, questiona.

 

Em 1 de Janeiro, a Igreja Católica celebra também o Dia Mundial da Paz, uma tradição estabelecida pelo papa são Paulo VI e confirmada pelo papa são João Paulo II.

 

Na missa, o papa Francisco confiou as vítimas da guerra à Santíssima Virgem Maria. Ele rezou por todos aqueles que "passaram estas férias na escuridão e no frio, na pobreza e no medo, imersos na violência e na indiferença".

 

"Por todos aqueles que não têm paz, invoquemos Maria, a mulher que trouxe ao mundo o Príncipe da Paz", diz o papa.

 

Confira também: