Dioceses e bispos brasileiros se uniram nas últimas horas às orações pelo papa emérito Bento XVI. Ontem (28), a Santa Sé informou que o estado de saúde de Bento XVI piorou e o papa Francisco pediu a “todos uma oração especial” por ele.

“Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo papa emérito Bento, que no silêncio está sustentando a Igreja”, disse Francisco ao final da audiência geral de ontem. O papa afirmou que Bento XVI “está muito doente” e pediu para recordar dele, “pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja até o fim”.

“A arquidiocese do Rio de Janeiro, acolhendo o pedido do papa Francisco, se une à Igreja do mundo inteiro para rezar pelo papa emérito Bento XVI”, afirmou a arquidiocese do Rio (RJ) em post publicado também pelo arcebispo, o cardeal Orani João Tempesta.

O arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Pedro Scherer, pediu em seu Twitter: “Rezemos por Bento XVI, que se encontra idoso e enfermo”.

O bispo de Rio Grande e presidente da Comissão para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, disse estar “em intensa oração” por Bento XVI e pediu “orações e preces” à sua diocese . Dom Hoepers também recordou um encontro que teve com Bento XVI em novembro de 2010, quando ainda era padre. “Lembro-me que ele perguntou o que eu estudava e, quando disse: ‘Teologia Moral’, prontamente ele afirmou: ‘escolha acertada para os nossos dias’ e continuou: ‘é na Accademia Alphonsiana?’, respondi: ‘sim’! Ele me deu um sorriso e apertou minha mão. Dali em diante senti a sua paternidade conduzindo e inspirando meus estudos e meu sacerdócio”.

O arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa, pediu a toda a arquidiocese “que se uma nesta grande corrente de oração pelo papa emérito Bento XVI”. “Que nossas orações o conforte neste momento de sofrimento e agonia”, disse.

A arquidiocese de Curitiba (PR) publicou uma imagem pedindo: “Rezemos pelo papa emérito Bento XVI”. E recordou uma frase do papa emérito de uma carta publicada em fevereiro último no jornal italiano ‘Il Corriere della Sera’: “No lento enfraquecimento de minha força física, interiormente estou em peregrinação para a Casa”.

Diversas outras dioceses e arquidioceses brasileiras, “acolhendo o pedido do papa Francisco”, também se uniram “à Igreja do mundo inteiro para rezar pelo papa emérito Bento XVI”, como a arquidiocese de Niterói (RJ), a Administração Apostólica São João Maria Vianney (RJ), a diocese de Estância (SE), a diocese de Alagoinhas (BA).

Confira também: