Dom Eduardo Malaspina foi nomeado hoje (28) bispo de Itapeva (SP). Até então, ele era bispo auxiliar de São Carlos (SP).  A posse canônica dele será no dia 11 de fevereiro de 2023, às 16h, na catedral de Sant’Ana, em Itapeva.

A diocese de Itapeva estava vacante desde junho de 2022, quando dom Arnando Carvalheiro Neto foi nomeado bispo de Jundiaí (SP).

Em mensagem à diocese de Itapeva, dom Malaspina afirmou que chega “para cooperar como um simples operário na vinha do Senhor” e “para edificar o Corpo de Cristo”, que é a Igreja. “Estou levando na mala um só propósito total e absoluto: conhecer, amar e servir, realizando a continuidade dos passos do meu antecessor dom Arnaldo Carvalheiro Neto, tão bem mantido pelo clero e também pelas forças vivas de nossa diocese de Itapeva”, disse.

Dom Eduardo Malaspina nasceu em 12 de julho de 1967, em Tabatinga (SP). Fez o seminário menor e a faculdade de Filosofia no seminário diocesano de São Carlos. Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP). É licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano. Estudou Ciência da Comunicação pela Universidade Salesiana, em Roma. Formou-se em Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru (SP). Tem mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1991, incardinado na diocese de São Carlos. Atuou como vigário paroquial de Nossa Senhora do Patrocínio em Jaú (SP), administrador paroquial de Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense (SP), secretário e depois coordenador diocesano de pastoral, professor do seminário propedêutico e do seminário de Filosofia, chanceler, vigário geral, pároco de São Nicolau de Flüe, em São Carlos, membro do conselho presbiteral e do colégio dos consultores.

Em 7 de março de 2018, foi nomeado bispo auxiliar de São Carlos. Recebeu a ordenação episcopal em 1º de maio do mesmo ano. Seu lema episcopal é “In Aedificacionem Corpuris Christi”, isto é, “para edificar o corpo de Cristo”.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Malaspina foi bispo referencial da Comissão de Defesa da Vida do Regional Sul 1, que engloba as dioceses e arquidioceses do estado de São Paulo. Também no regional, é bispo referencial da Pastoral da Ecologia Integral, referencial para a Liturgia e presidente da sub-região pastoral Campinas.

Confira também: