1. A árvore de Natal tem origem pagã

Falso. A árvore de Natal não tem origem pagã. A tradição vem da obra evangelizadora de são Bonifácio.

Durante uma de suas viagens de evangelização no território que hoje é a Alemanha, são Bonifácio impediu que uma criança fosse sacrificada aos pés de uma árvore consagrada a Thor, deus do trovão, no dia de Natal.

Depois de destruir a árvore, o santo beneditino apontou para um pequeno abeto e disse: “Veja como as pontas estão voltadas para o céu. Deve ser chamada de árvore do Menino Jesus. Reúnam-se em torno dele, não na floresta selvagem, mas em suas casas. Ali haverá refúgio e não haverá atos sangrentos, mas presentes amorosos e ritos de bondade”.

2. Existe o “espírito” do Natal

A visão secular promove um "o espírito do Natal" no final de dezembro.

“O único espírito que celebramos é o Espírito Santo, que recebemos em Pentecostes, no dia do nosso Batismo e da Crisma”, diz o vigário da catedral de Maracaibo, Venezuela, padre Silverio Osorio. Esse esse espírito do Natal “é uma mentira”.

Em um vídeo postado em sua conta no Twitter, padre Osorio disse que “o único espírito que desejamos é o Espírito Santo. Aquele que trabalhou para que Maria Santíssima concebesse Jesus, nosso Salvador. É o Espírito Santo quem nos guia e ilumina”.

3. Papai Noel nunca existiu

Embora seja verdade que não há habitante do Polo Norte que sobrevoe todo o planeta no dia 25 de dezembro, levando presentes para crianças bem-comportadas, o personagem do Papai Noel é inspirado em são Nicolau, bispo do século IV.

Quando são Nicolau era bispo de Mira, na atual Turquia, três crianças morreram devido a uma terrível fome que atingiu duramente aquela região.

São Nicolau se comoveu com as três criaturas e implorou a Deus que as trouxesse de volta à vida. Deus ouviu suas orações e desde então são Nicolau é considerado o padroeiro das crianças.

4. “Natal é você”

Circula nas redes sociais uma mensagem falsamente atribuída ao papa Francisco dizendo “O Natal é você”.

Francisco teria escrito: “O Natal é você, quando decide nascer de novo todos os dias e deixa Deus entrar na sua alma. A árvore de Natal é você, quando resiste vigorosamente aos ventos e às dificuldades da vida”.

5. O Natal dura apenas um dia

Quando pensamos em Natal, a data que mais vem à mente é 25 de dezembro.

Entretanto, o Natal é um tempo litúrgico que vai desde a véspera do nascimento de Jesus Cristo, na tarde de 24 de dezembro, até a festa do Batismo do Senhor.

Confira também:

Mais em