"Recebemos hoje um presente de Natal que chegou de Roma. Padre Luso pode ser oficialmente chamado: Servo de Deus", disse dom Romualdo Matias, administrador apostólico da diocese de Porto Nacional (TO) nas redes sociais da diocese, no dia 23 de dezembro.

Dom Romualdo Matias, administrador apostólico da diocese de Porto Nacional (TO), havia enviado no dia 21 de maio de 2022 ao Dicastério para a Causa dos Santos, órgão da Santa Sé responsável pelas causas de beatificação e canonização na Igreja, o pedido de abertura do processo de beatificação de padre Luso de Barros Matos na fase diocesana. O dicastério concedeu o “nihil obstat” (nada obsta), autorizando o processo de beatificação do padre Luso de Barros Matos.

Padre Luso Barros de Matos nasceu no dia 16 de dezembro de 1906, em Balsas (MA). No dia 19 de março de 1913, com seis anos teve uma visão de são José.

Seu sonho era ser padre. ”Vou ser padre de Maria”, dizia. Ele foi ordenado no dia 23 de setembro de 1945, na Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional (TO). Devoto de santo Antônio, carregava no bolso da sua batina um devocionário de santo Antônio.

Padre Luso era conhecido por suas virtudes e se dedicou ao trabalho pastoral, visitando os doentes. E onde ele passava levava com ele a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que segue conservada até hoje na capela São Judas Tadeu, construída por ele nos anos 1960, no bairro Setor Cruzeiro do Sul, em Porto Nacional (TO). Padre Luso morreu de pneumonia aos 81 anos, no dia 3 de agosto de 1987, e foi sepultado na capela são Judas Tadeu  

Segundo a diocese de Porto Nacional, o próximo passo “é nomear os membros do Tribunal Diocesano para a causa de padre Luso”. E com isso, analisar as virtudes e os milagres por intercessão do servo de Deus.

 

Confira também: