"Os mártires são testemunhas, isto é, irmãos e irmãs que, através de suas vidas, nos mostram Jesus, que venceu o mal com a misericórdia”, disse o papa Francisco no Ângelus de hoje (26), dia de santo Estêvão, o primeiro mártir cristão.  

Sobre a comemoração dos Santos Inocentes que será na quarta-feira (28), o papa disse que foram “as crianças que o rei Herodes mandou matar por medo de que Jesus lhe tomasse o trono”.

Para o papa, “a liturgia parece querer nos distanciar do mundo das luzes, almoços e presentes no qual podemos estar um pouco entregues nestes dias” e disse que “os mártires são os mais semelhantes a Cristo” porque “a palavra mártir significa testemunha”.

“O Natal não é a fábula do nascimento de um rei, mas a vinda do Salvador, que nos livra do mal ao tomar sobre si o nosso mal: o egoísmo, o pecado, a morte” disse o papa. “Também em nossos dias os mártires são numerosos, mais numerosos do que nos primeiros tempos”.

“Hoje rezamos por esses irmãos e irmãs perseguidos que dão testemunho de Cristo. Mas procuremos nos perguntar: damos testemunho de Cristo? E como podemos melhorar isso?”

Confira também: