Agbo Isaiah Oluchukwu, de 21 anos, membro do ministério de oração do terço Block Rosary Crusade Brigade of Guards (BRCBG) na Nigéria, foi morto defendendo crianças que rezavam dentro de uma igreja

BRCBG é uma iniciativa que promove a oração do terço entre vizinhos da mesma rua, quarteirão ou bairro. Seus membros são chamados de brigadistas.

Segundo a Rede Católica da Nigéria, na sexta-feira (16) o irmão Egelebe Vitus Chidera, presidente do BRCBG na diocese nigeriana de Nsukka, relatou o incidente no qual morreu Isaiah.

O irmão Chidera disse que Isaiah era o responsável pelo retiro do BRCBG na noite de 14 de dezembro, quando foi morto a facadas por membros de uma seita na paróquia de são José na diocese de Nsukka, onde estava acontecendo o evento.

“Os membros do BRC se reuniram para iniciar seu programa de oração e por volta das 20h, quando celebravam a procissão do terço de abertura, chegaram dois rapazes da comunidade de acolhimento”, disse o irmão Chidera.

Chidera contou que “os homens que vigiavam a porta não lhes deixaram entrar porque não estavam com crachá, que é a prova que identifica um membro do BRC”. "Eles foram informados de que, se quisessem se unir ao programa, teriam que conseguir o crachá, mas os dois rapazes se recusaram a fazer isso, dizendo que eram donos do território com jargões ocultistas como 'nós somos JBC', que só eles sabem o significado. Então os homens no portão, que são membros do BRCBG, não deixaram eles entrarem”.

O irmão Chidera disse que os membros da seita foram embora e “voltaram por volta das 23h30 com mais rapazes (cerca de 12) e começaram a bater na porta” pedindo aos brigadistas que os deixem entrar.

Ao perceberem que os brigadistas não estavam dispostos a deixá-los entrar, conta o irmão Chidera, os homens forçaram a entrada "com algumas armas como punhal, tábua, madeira e assim por diante", tentando chegar à igreja onde as crianças do BRC rezavam.

“Foi neste momento crítico que o jovem Isaiah e outros membros do BRCBG tiveram que arriscar suas próprias vidas sem armas, em defesa das crianças que rezavam dentro da igreja”, disse o presidente do BRC na diocese de Nsukka.

"Alguns dos brigadistas que arriscaram suas vidas para proteger as crianças ficaram gravemente feridos; alguns foram esfaqueados, mas Isaiah, que estava no comando, fez tudo ao seu alcance para proteger seu povo", disse Chidera.

O irmão lembrou que "como estava mortalmente ferido, persistiu na batalha com dor até ter certeza de que aqueles intrusos haviam partido".

Isaiah foi levado a um hospital, mas morreu no caminho.

As autoridades não prenderam nenhum dos envolvidos.

Confira também: