Em sua primeira homilia dominical, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, assinalou “que os momentos históricos que viveremos nos próximos meses não se abuse de nossa gente com chamadas promessas revolucionárias, já conhecidas, já experimentadas, que cansam, desanimam, e se demonstram daninhas e inúteis”.

Do mesmo modo, o Cardeal exortou a que já não hajam mais aventura messiânicas que sempre se demonstraram não só falsas mas também negativas para o bem-estar das maiorias”.

Em seguida, o Arcebispo destacou que “a juventude não teve ocasião de viver a história mais que em poucos anos”. “Quem tem uma memória histórica de um número de anos maior, nada mais pela idade, lembram com verdadeira claridade essas aventuras em nome de um futuro melhor nos lançando a vazio”, advertiu.

O Cardeal Cipriani recordou que “nosso povo merece respeito. Há um direito à liberdade e pluralidade mas também há um direito a viver em paz, em ordem como uma família que é a pátria. Não esqueçamos irmãos governar é servir, por isso é elementar na ética informar com claridade, honestidade, veracidade e na caridade”.

Em uma parte de sua homilia, o Cardeal comentou que o Papa, com uma esperança ancorada na fé e no amor a Deus e a sua Igreja, tem-nos aberto os olhos à problemática do relativismo que deve ser combatida, já que a Igreja se opõe a isso com firmeza pregando e nos recordando a todos a capacidade de verdade que temos todos nessa lei natural impressa no coração, que a razão humana tem obrigação moral de procurá-la com esforço”.

Finalmente, pediu a Deus que “por intercessão de sua mãe Santa Maria tenha piedade deste mundo que vive às escuras mas que começa a ver os começos de um novo amanhecer”.