O papa Francisco pediu que os campeões da Copa do Mundo do Qatar 2022 “vivam com humildade” a vitória, em entrevista televisiva ao Canale 5, da Itália, e gravada antes da final da Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022, vencida pela Argentina.

A entrevista foi transmitida pela televisão italiana na noite de domingo (18), horas depois de Argentina e França disputarem a final da Copa do Mundo. Depois de empatar em 3 a 3 no tempo regulamentar, a Argentina conquistou a taça nos pênaltis.

O papa também pediu que os perdedores “vivam com alegria, porque o maior valor não é ganhar ou perder, é jogar limpo, jogar bem", disse.

“Aquele savoir-faire (N.d.R.: “saber fazer”, em francês) do esporte, né? O esporte é nobre, traz nobreza mesmo feito com bola de trapo”, disse.

Apesar de ser um grande fã de futebol e membro do clube argentino San Lorenzo de Almagro, o papa Francisco não assistiu à partida pela televisão por causa de uma antiga promessa feita a Nossa Senhora do Carmo.

“Não assisto televisão desde 1990”, disse ele em entrevista em 2015. “É uma promessa que fiz à Nossa Senhora do Carmo na noite de 15 de julho de 1990”, disse.

Confira também: