Padre Abraham Kunat, da arquidiocese de Kaduna, Nigéria, foi libertado ontem (19) depois de ficar sequestrado por mais de um mês.

 

"Padre Abraham Kunat, da arquidiocese de Kaduna, sequestrado em 8 de novembro, foi libertado", informou o escritório italiano da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) num tuíte.

A ACN recordou que o padre foi sequestrado na paróquia de são Mulumba, na zona de Kurmin Sara, para onde foi transferido por falta de segurança e pediu “que seja garantida a segurança das comunidades cristãs nigerianas”.

No dia 8 de novembro, o chanceler da arquidiocese de Kaduna, padre Christian Okewu Emmanuel, denunciou o sequestro do padre em um comunicado e pediu orações para que “Deus Todo-Poderoso assuma o controle da situação, preserve nosso padre e o traga de volta para nós inteiro”.

Em outubro, o bispo de Makurdi, Nigéria, dom Wilfred Anagbe, denunciou ao Parlamento Europeu que o que está acontecendo em seu país "é nada menos que uma jihad sob muitos nomes: terrorismo, sequestros, pastores assassinos, banditismo, milícias, etc".

"Embora o mundo exterior conheça o alcance dos assassinatos e do deslocamento contínuo de comunidades cristãs na Nigéria, existe o que chamo de conspiração do silêncio", disse ele.

No entanto, acrescentou dom Anagbe, “o que está acontecendo agora vai além da conspiração, é um apoio aberto, ajuda e cumplicidade com os perpetradores, já que nunca há consequências para os culpados”.

Confira também: