O Dicionário de Cambridge mudou as definições que dá de "homem" e "mulher" para se adaptar à ideologia de gênero.

Até agora, o dicionário definia “mulher” como "ser humano adulto do sexo feminino". Agora, a definição para émulher: “um adulto que vive e se identifica como fêmea, embora se possa ter dito que tinha outro sexo ao nascer”.

“Homem”, que era "ser humano adulto do sexo masculino", agora é  definido: "um adulto que vive e se identifica como masculino, embora se possa ter dito que tinha outro sexo ao nascer".

Ideologia de gênero é a militância política baseada na teoria de que a sexualidade humana independe do sexo e se manifesta em gêneros muito mais variados do que homem e mulher.

A ideia contraria a Escritura que diz, no livro do Gênesis 1, 27: “Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher Ele os criou”, na tradução oficial da CNBB.

O Catecismo da Igreja Católica diz, no número 369: “O homem e a mulher foram criados, quer dizer, foram queridos por Deus: em perfeita igualdade enquanto pessoas humanas, por um lado; mas, por outro, no seu respectivo ser de homem e de mulher. «Ser homem», «ser mulher» é uma realidade boa e querida por Deus: o homem e a mulher têm uma dignidade inamissível e que lhes vem imediatamente de Deus, seu Criador. O homem e a mulher são, com uma mesma dignidade, «à imagem de Deus». No seu «ser homem» e no seu «ser mulher», refletem a sabedoria e a bondade do Criador.

O Dicionário de Cambridge agora sugere o uso dessas palavras em frases como “Maria é uma mulher a quem foi atribuído o gênero masculino ao nascer” e “Marco é um homem trans (= um homem a quem foi atribuído o gênero feminino ao nascer)”.

Um porta-voz do Dicionário de Cambridge disse à CNN: "nossos dicionários são escritos para alunos de inglês e são projetados para ajudar os usuários a entender o inglês como é usado hoje".

O porta-voz disse que o Dicionário de Cambridge analisa "um grande corpus de textos em inglês (mais de 2 bilhões de palavras no total) extraídos de todas as áreas de redação e publicação".

“Atualizamos regularmente nosso dicionário para refletir as mudanças na forma como o inglês é usado, com base na análise dos dados deste corpus”, disse o porta-voz.

Em 2015, o papa Francisco falou sobre "a diferença e a complementaridade entre o homem e a mulher, que estão no ápice da criação divina".

Em seu discurso, Francisco denunciou que a ideologia de gênero é a “expressão de uma frustração e resignação, com a finalidade de cancelar a diferença sexual por não saber mais como lidar com ela.”.

A esse respeito, o papa disse que “a eliminação da diferença, com efeito, é o problema, não a solução”.

Confira também: