A ativista nicaraguense de direitos humanos Bianca Jagger se uniu à campanha em defesa do bispo de Matagalpa, dom Rolando Álvarez, e dos padres e seminaristas presos pelo governo da Nicarágua.

Jagger anunciou em 12 de dezembro que se juntaria à campanha Release chains, cujo objetivo é tornar visível a situação dos presos políticos no mundo.

Para isso, a campanha incentiva personalidades internacionais a “apadrinhar” um desses presos para divulgar seus casos.

"Hoje eu me junto à campanha Release chains, 'Apadrinhe um preso político do mundo'. Levanto minha voz pelo bispo Rolando Álvarez e pelos nove sacerdotes e dois seminaristas presos na Nicarágua pela ditadura de Ortega-Murillo, que declararam guerra à Igreja Católica”, disse ela em sua conta no Twitter.

Daniel ortega, o presidente da Nicarágua, é um ex-guerrilheiro de esquerda que chegou ao poder em 1979 com a revolução sandinista e acumula 29 anos como presidente do país em mandatos não contínuos. Rosa murillo é mulher de ortega e vice-presidente da Nicarágua.

Na terça-feira (13), o governo da Nicarágua anunciou que em 10 de janeiro seria a primeira audiência pública contra dom Rolando Álvarez, bispo de Matagalpa, e lhe decretou prisão domiciliar.

O Poder Judiciário da Nicarágua informou que foi admitida a "acusação apresentada pelo Ministério Público" contra o bispo de Matagalpa.

O bispo foi acusado “pelos crimes de conspiração para atentar contra a integridade nacional e propagação de notícias falsas por meio das tecnologias de informação e comunicação em detrimento do Estado e da sociedade nicaraguense”.

Desde o final de agosto, o bispo já estava em prisão domiciliar em Manágua, depois de ter sido retirado à força em 19 de agosto da cúria da diocese de Matagalpa, cercada por quinze dias pela polícia nicaraguense.

Bianca Jagger se casou com o cantor Mick Jagger em uma cerimônia católica em 1971. Embora eles tenham se divorciado em 1978, a atriz continuou praticando sua fé.

“Nasci em uma família católica e fui criada por freiras, e uma vez católica, sempre católica. Não importa o que tenha acontecido em minha vida, permaneci católica. A religião é um aspecto muito importante da minha vida", disse ela em uma entrevista em 2008.

Em declarações à France 24 transmitida em 4 de dezembro, Jagger disse que na Nicarágua "há uma guerra diabólica contra a Igreja Católica".

Nos últimos meses, aumentou a perseguição contra a Igreja Católica na Nicarágua, não só com a prisão do bispo Álvarez e a detenção e exílio de vários sacerdotes; mas também com a expulsão de congregações religiosas como as Missionárias da Caridade e do núncio apostólico, e o fechamento de vários meios de comunicação católicos.

Confira também: