A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) fará uma assembleia extraordinária em 3 de março de 2023 para analisar o relatório sobre abusos sexuais de menores na Igreja, produzido por comissão independente.

O anúncio foi feito ontem (13), após uma reunião on-line do conselho permanente da CEP. Em comunicado, a conferência recordou que o relatório deverá ser entregue em fevereiro de 2023. “No final do retiro do episcopado, em 3 de março, está prevista a realização de uma assembleia plenária extraordinária para analisar o referido relatório”, disse.

A Comissão Independente para o Estudo de Abusos Sexuais na Igreja Católica Portuguesa iniciou seus trabalhos em janeiro de 2022. O objetivo é recolher denúncias e testemunhas de vítimas de abusos desde 1950. Também estão sendo analisados arquivos da Igreja, além da imprensa e de outras bases de dados, como de órgãos da justiça e de entidades de apoio às vítimas.

O relatório da comissão independente será apresentado no dia 16 de fevereiro de 2023, às 10h, em Lisboa.

Em outubro último, a comissão informou que já tinha recebido 424 testemunhos, sendo que a maior parto dos crimes reportados já prescreveu. Mas, segundo o coordenador da comissão, Pedro Strecht, “o número mínimo de vítimas será muitíssimo maior do que as quatro centenas e os abusos compreendem todas as formas descritas na lei portuguesa”.

Confira também: