O papa Francisco aceitou hoje (14) o pedido de renúncia de dom Romualdo Matias Kujawski, bispo de Porto Nacional (TO), por idade. Nomeou para substitui-lo no cargo dom José Moreira da Silva, originário do clero de Porto Nacional. Até então, ele era bispo de Januária (MG).

“Louvo e agradeço a Deus por ser enviado para trabalhar nessa diocese, que me ajudou como padre”, disse dom José Moreira, em um áudio apresentado hoje durante uma cerimônia de anúncio da nomeação, na catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional.

“Vamos trabalhar juntos, com a proteção de Nossa Senhora das Mercês, padroeira dessa diocese”, acrescentou.

Dom José Moreira da Silva nasceu em 8 de junho de 1953, Ponte Alta do Tocantins(TO). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG). Foi ordenado sacerdote em 17 de janeiro de 1982, incardinado na diocese de Porto Nacional.

Em novembro de 2008, foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo de Januária. Recebeu a ordenação episcopal em 17 de janeiro de 2009.

Desde 2015, é bispo referencial da Cáritas Regional Minas Gerais.

O agora bispo emérito de Porto Nacional, dom Romualdo Matias Kujawski, nasceu em Poznan, na Polônia, em 24 de janeiro de 1947. Foi ordenado sacerdote em 24 de maio de 1973 e chegou como missionário ao Brasil em 1988. Atuou como padre em Diamantina (MG) e Palmas (TO). Foi nomeado bispo coadjutor de Porto Nacional em julho de 2008 e recebeu a ordenação episcopal no mês seguinte. Em novembro de 2009, com a renúncia do então bispo de Porto Nacional, dom Geraldo Vieira Gusmão, assumiu como bispo titular, função que exerceu até hoje.

“A Igreja é de Jesus Cristo e nós somos servos inúteis. Gostaria de agradecer por tudo o que aprendi nessa diocese com os sacerdotes e o povo de Deus”, disse dom Romualdo, durante o anúncio da nomeação do novo bispo, na catedral de Porto Nacional. “Por tudo, Deus seja louvado”, afirmou.

Confira também: