Dom José Carlos de Souza Campos foi nomeado hoje (14) arcebispo de Montes Claros (MG). Até então, ele era bispo de Divinópolis (MG). A arquidiocese de Montes Claros estava vacante desde dezembro de 2021, quando dom João Justino de Medeiros foi transferido para a arquidiocese Goiânia (GO).

Durante o período de sede vacante, a arquidiocese de Montes Claros foi governada pelo administrador diocesano monsenhor Silvestre José de Melo. Em nota publicada em suas redes sociais, a arquidiocese afirmou que, “com o coração grato, rezemos pelo monsenhor Silvestre que durante um ano cuidou de nossa Igreja Particular e rendemos graças pelo ministério e pastoreio de dom José Carlos, arcebispo eleito”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou dom José Carlos pela nomeação. “Que o nosso Deus que nos amou tanto, a ponto de compartilhar conosco a sua humanidade, o fortaleça nesta nova etapa confiada ao seu pastoreio, o cumule de esperanças e renovação neste tempo do Advento”, afirmou.

Dom José Carlos de Souza Campos é natural de Itaúna (MG), nasceu em 3 de janeiro de 1968. Entrou para o seminário diocesano, em Divinópolis, em 1983. Entre 1984 e 1985, morou no seminário em Pará de Minas (MG). Depois, mudou-se para Belo Horizonte (MG), onde cursou filosofia e teologia. Tem mestrado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Foi ordenado sacerdote em 30 de maio de 1993, em Itaúna. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas.  Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.

Em 26 de fevereiro de 2014, foi nomeado pelo papa Francisco bispo de Divinópolis, tendo recebido a ordenação episcopal em 25 de maio do mesmo ano.

Atualmente, é presidente do Regional Leste 2 da CNBB, que engloba as dioceses e arquidioceses de Minas Gerais.

Confira também: