O papa Francisco falou sobre a importância de montar o presépio na preparação para o Natal de 2022 numa mensagem publicada hoje (13) na conta oficial do Twitter @Pontifex_pt.

“Preparando o presépio para o Menino Jesus, aprendemos de novo quem é o nosso Senhor: o Deus da mansidão humilde, da misericórdia e do amor, que intervém respeitando sempre a nossa liberdade e as nossas escolhas”, disse o papa.

 

Em dezembro de 2019, o papa Francisco assinou a carta apostólica Admirabile signum sobre o significado e o valor do presépio no Natal.

A tradição do presépio começou com são Francisco de Assis no Natal de 1223 em Greccio, Itália.

Na Admirabile Signum, o papa disse que “não é importante a forma como se arma o Presépio; pode ser sempre igual ou modificá-la cada ano. O que conta, é que fale à nossa vida”.

“Por todo o lado e na forma que for, o Presépio narra o amor de Deus, o Deus que Se fez menino para nos dizer quão próximo está de cada ser humano, independentemente da condição em que este se encontre”, disse o papa.

Para o papa, o presépio “é como um Evangelho vivo” porque é a cena do nascimento de Jesus que “se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem”, acrescentando que quando colocamos a figura do Menino Jesus no Natal “o coração do presépio começa a palpitar”.

“Assim Se nos apresenta Deus, num menino, para fazer-Se acolher nos nossos braços”, e assim se manifesta a ternura de Deus, continuou o papa.

O papa falou das figuras da Virgem Maria, a mãe que contempla o filho, de são José que é o guardião da família e dos Reis Magos que recordam a nossa missão evangelizadora.

Ao colocar as três figuras dos Reis Magos, que oferecem os dons de ouro, incenso e mirra, na Epifania, é um convite “a refletir sobre a responsabilidade que todo cristão tem de ser um evangelizador”.

Confira também: