Não há dúvida: a "Radio María é a verdadeira ganhadora das eleições". Assim afirma o jornal polonês Gazeta Wyborcza ao se referir à decisiva influência que teve a popular emissora católica no triunfo do então candidato, e hoje presidente da Polônia, Lech Kaczynski nas últimas eleições do país.

Segundo relata o Periódico da Catalunha, a sede da emissora, em Torun, a 180 quilômetros ao norte da Varsóvia, “é um constante desfile de limusines governamentais”, além dos rádio-uvintes que vão  depositar suas modestas esmolas, a rezar na capela e comprar na livraria.

Prova disto, foi a presença do chefe de Governo, Kazimierz Marcinkiewicz, quem pouco depois de sua nomeação, em meados de outubro, apresentou-se em Torun para participar do bem-sucedido programa noturno Conversas Inacabadas. Marcinkiewicz é um católico praticante, pai de cinco filhos.

No passado 7 de dezembro a Radio María celebrou 14 anos de serviço. O mesmo jornal catalão informa que o primeiro-ministro, retido no Parlamento devido a um debate sobre os Orçamentos, enviou à emissora radial aos ministros e altos cargos governamentais que não eram indispensáveis na recinto parlamentar.

Naquela oportunidade, o Pe. Tadeusz Rydzyk, diretor e fundador da rádio, enumerou perante os 10 mil assistentes a lista de personagens presentes em Torun, entre os quais figuravam dirigentes do partido populista Samoobrona e da Liga das Famílias Polonesas (LPR), “com cujo voto conseguiu Marcinkiewicz a investidura de seu Governo”, afirma o jornal.

A emissora católica é a de melhor captação no campo e a mais escutada entre a diáspora polonesa, de onde procedem a maior parte das esmolas que financiam sua atividade.